Desenvolvimento Urbano

topo desenvolvimento urbano

Alunos da rede municipal de ensino participaram da programação que incluiu palestras e visita ao ETA 2
A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Diretoria de Meio Ambiente, realizou a “Semana do Meio Ambiente”, entre os dias 3 a 5 de junho.
Atividades educativas foram desenvolvidas com os alunos do 6º. ano da Escola Municipal Laura Quagliato Pacheco, com o objetivo de conscientização ecológica e de preservação ambiental.
O evento de abertura aconteceu na segunda-feira (3/6), às 14h no SIAM (Serviços Integrados da Administração Municipal), localizado na Av. Piratininga, 797, Santa Terezinha. Durante a abertura foram ministradas palestras com representantes da EPPO e do Consórcio PCJ. Os estudantes puderam aprender sobre a importância dos recursos hídricos e da preservação das matas ciliares, com a demonstração em uma maquete. Também conferiram como realizar o descarte de resíduos sólidos de forma adequada e como realizar a separação de materiais para a reciclagem, importantes para a diminuição de lixo depositado nos aterros sanitários.
Na terça-feira (4/6), os alunos visitaram o ETA 2 (Estação de Tratamento de Água), onde puderam conhecer o processo de captação de água e tratamento, necessários para que a água se torne potável e viável ao consumo.
Já no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foram programadas atividades na escola, com palestras sobre sustentabilidade. Uma cápsula do tempo, na qual os alunos escreveram o que esperam para o futuro também fez parte das ações educativas, assim como o plantio simbólico e a entrega de brindes.
Os alunos participaram entusiasmados de todas as atividades. Daniele dos Santos Casares, aluna do 6o. Ano, de 11 anos, conta a sua opinião sobre a Semana do Meio Ambiente. “Eu achei muito legal porque aprendi a transformar uma água suja em água potável. É muito importante sair da escola e mergulhar na realidade do assunto. É uma aula diferente, onde nós aprendemos muito mais”, afirma a estudante.
Os professores também aprovaram as aulas práticas sobre os temas que já ensinam nas salas de aula. “É muito importante este tipo de atividade pois proporciona que o aluno se conecte com a realidade. Possibilita que eles compreendam melhor cada profissão e como funcionam as coisas”, explica João Batista, professor de português.
Para a diretora de Meio Ambiente, Natália Sampaio, a educação ambiental é fundamental para a preservação do planeta. “É de pequeno que se aprende a importância de preservação das matas, do solo, do ar, dos animais. A criança replica em casa, com os familiares, aquilo que ela aprendeu na escola. Desde as coisas mais simples, como não jogar lixo nas ruas, mas que fazem toda a diferença, até mesmo em como reduzir o consumo de água, durante um banho”, diz Natália.
“O planeta é a nossa casa, e é única. Precisamos pensar nas nossas ações, a começar em nossa residência, evitando desperdícios de água e de energia, por exemplo; e assim por diante, estaremos cuidando do nosso bairro e do município”, destaca o prefeito, Rodrigo Proença.

 

Prefeitura de Capivari - 6/6/2019

Leia mais ...

Página 1 de 14

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi