Nesta segunda-feira, dia 14 de abril, é a data lembrada mundialmente como o Dia da Doença de Chagas, pensando nessa data tão importante, a Secretaria da Saúde divulgou uma série de recomendações a respeito da doença, que se trata de uma condição infecciosa causada por um parasita encontrado nas fezes do inseto barbeiro, que contamina o ser humano quando o inseto suga o sangue. O comunicado serve de alerta e também oferece informações à população para que consigam se prevenir contra a doença.
Apesar de Capivari ter registrado apenas um caso nos últimos sete anos, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, faz-se necessário orientação sobre essa doença para que a cidade permaneça com os índices baixos da doença. Os sintomas podem ser leves causando inchaço e febre, ou pode durar um tempo prolongado. Se não for tratada, a doença pode causar insuficiência cardíaca congestiva. O tratamento se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas.
A prevenção é importante pois ainda não há vacina contra a Doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais, como casas feitas de pau-a-pique, sapê e materiais semelhantes. Cuidados com a conservação das casas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais, sendo a melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.
No caso de ser encontrado o inseto barbeiro, a recomendação é o capturar e levar até a Vigilância Sanitária que está localizada na Rua Tiradentes, 823, centro ou pedir mais informações através do telefone (19) 3492-7368.