Desenvolvimento Social

Luciana Cristina Amaral Cardoso

Secretário de Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social é responsável pelo atendimento da população mais vulnerável, através das unidades CRAS, CREAS e CIES/Projeto Criança.

A Secretaria é composta por um Secretário, Diretor Técnica e Diretor Administrativo/Financeiro, Coordenadores de Proteção, Assistentes Sociais, Psicólogos, Agentes Administrativos, Monitor, Serviços Gerais, Serventes e Motoristas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na rua Barão do Rio Branco, 361, no Centro. Atende através do telefone (19) 3492-7184 e (19) 3492-7144. O endereço eletrônico é desenvolvimentosocial@capivari.sp.gov.br.

CIES/Projeto Criança
Telefone: (19) 3492-1299
Endereço: Rua Luiz Armelin, s/n, na Estação

Creas
Telefone: (19) 3491-3088 e (19) 3492-5805 (Ambos os telefones são WhatsApp)
Endereço: Rua Fernando de Barros, 176, no Centro

Conselho Tutelar
Telefone: (19) 3492-3025 e (19) 3492-6422
Endereço: Franklina de Almeida Barros, 40, no Centro

Cras Cidadania
Telefone: (19) 3491-5495 (WhatsApp)
Endereço: Rua Ordália Batista Mota, 240, Engenho Velho

Cras Conviver
Telefone: (19) 3491-1645 e (19) 3492-7165
Endereço: avenida Josefina Giovana Rossi, 1.000, no Ribeirão

As atividades oferecidas no Cras Conviver/Cidadania são pautadas nos termos da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social), oferece os serviços do PAIF (Serviço de Proteção e atendimento Integral à Família) e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Principal porta de entrada do SUAS no município, o Cras Conviver/Cidadania é responsável pela organização e oferta de serviços às famílias em situações de vulnerabilidade e risco social, desenvolvendo as potencialidades dos atendidos, fortalecendo vínculos familiares e sociais, garantindo o acesso aos direitos. Faz o acompanhamento dos programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem, e auxilia o acesso ao vale gáz, bolsa trabalho e auxílio emergencial.

Garante o acesso à documentação pessoal do cidadão, também oferece os grupos por faixa etária dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Cras Conviver conta com ainda com a sede bairro São João.

No Cras, as famílias têm também o atendimento psicossocial, realizado pela assistente social e psicóloga, que visa o planejamento de objetivos, metas, e meios de melhoria da qualidade de vida nos aspectos relacionais e materiais, prevenindo a vulnerabilidade e o risco social.

Faixa etária dos grupos atendidos:
• crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
• adolescentes e jovens de 15 a 17 anos
• jovens de 18 a 29 anos
• adultos de 30 a 59 anos
• idosos a partir de 60 anos
• Famílias Fortes: atendem famílias com crianças de 10 a 14 anos;
• Estrelas do amanhã: famílias com crianças até 6 anos;
• Reescrevendo a vida: atendem pessoas de 30 a 60 anos ou mais, que não sabem ler ou escrever(alfabetização informal)

Bairros que o Cras Conviver atende:
Baterra; Bonagúrio, Bosque dos Pinheiros; Caraça; Castelani; Cerâmica Batagin; Centro; Flamboyant; Ismael Sanches; Jd. Branyl; Jd. Do Bosque; Juventus; Lot. São Benedito; Pinhalzinho; Poço Artesiano; Ribeirão; Rossi; São João Batista; São Luís; São Pedro; Santa Helena; Res. Santa Rita; Rodovia do Açúcar; Santa Rita do Trevo; Usina Bom Retiro; Usina Santa Cruz; Vila Balan; Vila Cardoso; Vila Clemente; Vila do Carmo e Pipeiro.

Bairros que o Cras Cidadania atende:
Santo Antônio; Santa Teresa D’Ávila; Engenho Velho; São José; Loteamento São José; Vila Izildinha; Castelani; Raia; Gênova; Morro Amarelo; Sitio Pagotto; Chácara Jaraguá e Loteamento Jardim Jatobá.

Bairros em que a Secretaria atende:
Morada do Sol, São Marcos, Porto Alegre, Padovani, Moreto, Jd. Elisa, Santa Rosa, Santa Rita do Trevo, Residencial Santo Antonio, Vila Cardoso, Vila Fátima, Nova Aparecida, Cancian, Cartola, Estação, Paineirinhas, Jardim Tarcila, Jd. Primavera, Pavão Bonito, Pitangueira, Santa Teresinha, Sgariboldi, Frigorífico Bressiani, Jardim dos Poetas, Bianchi, Vila Souza, Pão de Açúcar, Piazza di Roma, Vila Nova e Centro.

CIES/Projeto Criança:
Atende a população de baixa renda de todos os bairros, com crianças devidamente matriculadas na rede pública de educação, em situação de risco.

Faixa etária de 06 à 14 anos e 11 meses, que frequentam a unidade no contraturno escolar.
Conta com um quadro de servidores, sendo 05 servidores públicos, 02 bolsistas pelo Bolsa Trabalho.

O Projeto criança oferta diversas atividades, sendo: atividades pedagógicas, esportivas e físicas, recreação, artes, dança, capoeira, artesanato, informática e atividades socioeducativas com as crianças e famílias.

O CIES/Projeto Criança está atendendo diariamente 79 crianças, que recebem alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde), são aproximadamente 160 refeições por dia. A capacidade de atendimento do CIES é de 100 crianças, sendo 50 no período da manhã e 50 no período da tarde.

CREAS:
Atendimentos psicossociais;
Visitas domiciliares;
Grupos socioeducativos e de convivência/fortalecimento de vínculos;
Relatórios para a rede (judiciário/Ministério Publico/delegacia da Mulher e Conselho Tutelar) a fim de garantir os direitos das pessoas;
Reunião de Rede Socioassistencial para discutir e traçar estratégias de trabalho para casa caso;
Encaminhamentos
Inclusão em Programas de transferência de Renda como BPC e encaminhamentos para outros e mercado de trabalho;
Trabalho em conjunto com a rede
Acompanhamento de clinicas e entidades sócio assistenciais de atendimento de idosos, deficientes, e pessoas em situação de rua.
Atendimento com benefícios eventuais
Acompanhamento PAEFI – Programa de Atendimento Especializado

População atendida no CREAS:
Crianças/adolescentes, pessoas deficientes, idosos, mulheres vítimas de violência e suas respectivas famílias que estão com seus direitos violados. Pessoas em situação de rua e itinerantes.

Os atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Social ocorrem das 08h30 às 16h30, de segunda a sexta feira.

Cras Conviver
Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h

Cras Cidadania
Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h

CIES/Projeto Criança
Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h

Creas
Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h

Conselho Tutelar
Atendimento das 8h às 17h

Notícias Relacionadas