Os alunos e professores do projeto “Vivência Sonora”, da Rede Municipal da Educação de Capivari, realizou na última quarta-feira (25), no auditório Professor Nadir Assalin, na sede da Secretaria Municipal da Educação, uma apresentação especial para pais e alunos.
O projeto faz parte de uma série de ações voltadas ao ensino da música, que tem transformado Capivari em referência no ensino musical nas escolas da rede municipal. Desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, as crianças têm acesso as aulas de música como parte integrante da grade curricular, garantindo uma formação ampla, sensível e culturalmente rica desde os primeiros anos de vida escolar.
Atualmente, o município conta com 10 professores efetivos de música e 3 oficineiros de musicalização atuando nas unidades escolares. Para garantir a qualidade do ensino, esses profissionais recebem, desde 2023, orientação pedagógica especializada. O objetivo é capacitar continuamente professores e oficineiros, assegurando que os estudantes alcancem os objetivos estabelecidos para cada etapa da Educação Musical.
No Ensino Infantil, que abrange o Pré I e Pré II, o trabalho musical é planejado de forma sequencial, com atividades lúdicas que envolvem percussão corporal, movimentação, cantigas populares, brincadeiras, apreciação de diferentes sons e instrumentos, além da introdução à leitura de partituras não convencionais, inspiradas em educadores musicais da Primeira Geração.
No 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, os alunos vivenciam a continuidade desse processo com criações de partituras, contato com compositores brasileiros e internacionais, prática de instrumentos de percussão, canto coletivo e exercícios vocais voltados à percepção auditiva e tonalização da voz.
Do 3º ao 5º ano, o aprendizado se aprofunda com a prática do canto em duas vozes, estudo da técnica vocal, contato com instrumentos musicais multiculturais, gêneros diversos, cultura local e internacional, além do ensino sequencial da flauta doce, partindo da nota si como ponto inicial de aprendizagem.
Além do trabalho com os alunos, a Secretaria Municipal de Educação promove formações continuadas para os professores PEI, PEB I, PEB II e AEE. Os cursos ofertados incluem “Introdução ao Canto”, “Canto Coral – Módulo II” e “Introdução ao Teclado”.
Como parte do processo avaliativo, o projeto de formação promove anualmente um grande evento musical, onde professores e seus alunos se apresentam, demonstrando o que foi desenvolvido em sala de aula. Desde 2023, aproximadamente 150 professores participaram das formações, impactando diretamente cerca de 10.000 pessoas e, indiretamente, um público estimado em 60.000 — número que representa a grande rede de relações educacionais e familiares envolvidas no processo.
O secretário municipal de Educação, José Lucas de Moraes, destaca o compromisso da gestão do Prefeito Vitão Riccomini em manter e ampliar as ações voltadas à música. “Nosso objetivo é fortalecer a formação dos profissionais e transformar a vivência das crianças nas escolas. O ensino de música é mais do que conteúdo, é formação humana, cultural e cidadã.”