Meio-Ambiente resgata filhotes de gambá em Capivari

Compartilhe

A Secretaria de Meio-Ambiente e Agricultura de Capivari resgatou nesta quinta-feira (09) quatro filhotes de saruê. O resgate ocorreu na região da Praça Central, após funcionários públicos que trabalham na praça localizarem os animais.

De acordo com a pasta, os filhotes ainda não possuem dentes e estão saudáveis. A principal suspeita é de que os pequenos saruês foram abandonados pela mãe. Eles foram encaminhados ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetas) de Santa Bárbara d’Oeste, referência no acolhimento e cuidado de animais silvestres.

Os saruês, também conhecidos como gambás ou cuícas, desempenham um papel essencial no equilíbrio ambiental. Esses marsupiais ajudam no controle de pragas, alimentando-se de insetos, escorpiões e até pequenos roedores, além de contribuírem para a dispersão de sementes e regeneração das matas. Apesar de muitas vezes serem confundidos com animais agressivos, os saruês são inofensivos e fundamentais para manter a saúde dos ecossistemas urbanos e rurais.

A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Karen Bertoldo, destaca a importância do resgate dos animais silvestres no município. “É comum que a população acione a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil para o resgate de animais silvestres. Quando estão feridos, esses animais são encaminhados a locais parceiros, como clínicas veterinárias e o Cetras. Já saudáveis, eles são devolvidos à natureza, próximos ao local onde foram encontrados. Esse trabalho é fundamental, especialmente no caso dos gambás ou saruês (Didelphis albiventris), que exercem um papel ecológico essencial no controle de escorpiões, aranhas e cobras”, completa Bertoldo.

Para mais informações, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura está instalada dentro do Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli, localizado na Rua Érico Veríssimo, bairro Morada do Sol. O telefone é o (19) 3492-0116.

Explore mais...