Alunos da EMEI José Hypólito Fernandes de Castro Carvalho recebe teatro de bonecos que ensina educação financeira para o público infantil

A Escola Municipal de Educação Infantil José Hypólito Fernandes de Castro Carvalho recebeu nesta quinta-feira, dia 31, duas sessões do Projeto “Financinhas nas Escolas”, uma parceria do Sicoob Cooplivre com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Trata-se de um teatro de bonecos, que de maneira lúdica e divertida, ensina educação financeira para as crianças.

Com metodologia única e completa de educação financeira, o programa visa apoiar professores, facilitando o diálogo sobre finanças com o público infantil em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal. Para isso, o conteúdo é apresentado em linguagem acessível ao repertório da infância, abordando temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro.

O Projeto “Financinhas nas Escolas”, lançado em 2021, é direcionado a crianças entre seis e 10 anos do Ensino Fundamental I. A finalidade é abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania.

“Aprender desde pequenos como podem lidar melhor com seus recursos, as crianças vão desenvolvendo mais organização, planejamento, responsabilidade e autocontrole. O Sicoob Cooplivre se preocupa em ajudar as crianças a dar os primeiros passos na vida financeira”, comentou Aline Pinheiro, gerente de marketing e voluntária transformadora do Sicoob.

As sessões no bairro Catelani aconteceram às 8h e às 14h, e além dos alunos da José Hypólito, também assistiram a montagem de fantoches crianças da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Amélia Francisco Alves.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.