Cia Vagamundo encena espetáculo de teatro de mamulengos em Capivari

Compartilhe

A montagem infantil “As Bravatas do Professor Tiridá na Fazenda do Coronel de Javunda”, da Cia Vagamundo de Teatro, será apresentado em Capivari neste sábado (04), às 14h, no Ponto de Cultura Quintal da Dona Marta, no bairro Santo Antônio. O espetáculo tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura de Capivari. A entrada é gratuita e a produção contará com intérprete de Libras.

Após o espetáculo, a plateia está convidada a participar de uma Oficina de Construção de Maracá (instrumento musical de percussão indígena) a partir do uso de materiais recicláveis. Não há a necessidade de inscrição: basta permanecer no local.

Realizado por meio do Edital 16/2024 – Fortalecimento das Culturas Populares e Povos Tradicionais, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, o projeto “Entre madeiras e Brincadeiras: um Giro de Folia e Poesia” contempla a temporada do espetáculo e a realização de oficinas culturais de Literatura de Cordel, Xilogravura e construção de Maracá e boneco Mané Gostoso em cidades do interior paulista.

O projeto não se limita a divulgar a brincadeira com bonecos, que já circula pelo mundo de muitas formas, mas propõe uma forma potente e mágica de interação com esse universo. Levaremos ao público infantil e adulto a oportunidade de vivenciar a brincadeira com bonecos de forma ainda mais encantadora e imersiva. Cada personagem apresentará um novo mundo de vivências e reflexões sobre a realidade”, destaca Rafaele Paiva, produtora-executiva do projeto.

Protagonizado pelos artistas Antônio Leitão e Luíza Salla, o espetáculo é livremente inspirado na obra “As Bravatas do Professor Tiridá na Usina do Coronel de Javunda”, de Januário de Oliveira, o popular Mestre Ginu, publicada no livro “Fisionomia e Espírito do Mamulengo”, de Hermilo Borba Filho. Vale lembrar que o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, o Mamulengo, foi reconhecido em 2015 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para dar vida à montagem, a dupla utiliza bonecos de luva tradicionais da manifestação, entre eles: Simão, o Coronel, o Capitão, o Professor Tiridá, o Industrial, o Boi, a Cobra, a Mulher e o Homem.

O Ponto de Cultura Quintal Dona Marta fica na rua Octávio Alves de Souza, 174, no bairro Santo Antônio.

Explore mais...