Formandos do curso de Libras da Prefeitura recebem certificado em evento com as presenças do prefeito Vitão Riccomini e do vice-prefeito Bruno Barnabé

Compartilhe

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Secretaria da Educação de Capivari, a formatura dos servidores públicos do Curso de Libras – Atendimento ao Público”, idealizado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher. As aulas foram uma iniciativa para melhorar o atendimento ao público no dia a dia da Prefeitura e das Secretarias.

As aulas tiveram início em julho, com cerca de 60 alunos divididos em duas turmas. No processo, os participantes aprenderam cumprimentos e expressões simples para que possam orientar pessoas com alguma deficiência auditiva que procurem os serviços do Paço Municipal.

Acredito que uma pessoa com alguma deficiência auditiva que vá procurar nossa prefeitura a partir de agora vá se sentir melhor representada, acolhida para ter seu problema do dia a dia resolvido. Esse é um trabalho tão essencial para nós, administradores, quanto iniciar ou entregar uma obra”, destacou Bruno Barnabé.

O prefeito Vitão Riccomini adiantou durante a cerimônia de entrega dos certificados, que ações como essa terão continuidade para além do serviço público. “Em breve vamos estender e ofertar esse curso para o comércio local. Isso tornará nossa cidade inclusiva a todos. Creio que isso é pensar a inclusão com ações concretas, não só com palavras”, avisou o chefe do executivo.

A Libra (Língua Brasileira de Sinais) é a língua oficial dos surdos no Brasil, reconhecida pela Lei nº 10.436/2002. Com uma história que remonta ao século 19, a Libras surgiu como uma necessidade de comunicação entre as pessoas surdas, que enfrentavam barreiras significativas para se expressar e se comunicar com o mundo ao seu redor. Hoje, ela é uma língua rica e complexa, com sua própria gramática, vocabulário e sintaxe, além de ser composta por sinais manuais, não manuais e orientação espacial.

A Libra é uma ferramenta essencial de representatividade e inclusão da comunidade surda, sendo uma das maiores bandeiras na luta por reconhecimento e respeito à condição de surdo na sociedade. Por isso, achamos importante levá-la para o atendimento público da Prefeitura, e a ideia foi abraçada pelo prefeito Vitão e o vice Bruno, assim que a proposta do curso. E agora eles nos deram a missão de ampliar essa cobertura para além da Prefeitura”, destacou Vládia Guimarães, secretária da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher.

Explore mais...