Oficiais da Guarda Civil de Capivari participam de treinamento prático em escola do bairro Castelani

Compartilhe

Os oficiais da Guarda Civil de Capivari deram sequência ao curso de combate à atirador ativo em um treinamento prático na manhã desta sexta-feira, dia 15. A capacitação serviu para expor os agentes à situações semelhantes a invasões em prédios públicos por indivíduos armados com o único objetivo de ceifar a vida de inocentes, sendo utilizada a escola Dirceu Ortolani Stein, no bairro Castelani, como cenário. A ação contou com voluntários do Tiro de Guerra 02-011.

O treinamento consistia em elevar o nível de estresse dos Guardas até um nível parecido com o real, para que quando o oficial entrasse na ocorrência pudesse tomar as decisões necessárias sem que a sua condição emocional influenciasse nas tomadas de decisões. A simulação contou com voluntários fazendo os papéis das vítimas, com sangue falso espalhado por todo o campo de atuação, além de efeitos sonoros e granadas de fumaça e efeito moral para garantir a imersão ao treinamento.

De acordo com o Secretário da Segurança Pública, Mauro Júnior, o treinamento é fundamental para instruir os agentes de segurança com os procedimentos utilizados em uma ocorrência desse tipo. “Mês passado houve uma ocorrência onde um homem matou passageiros de um ônibus em Piracicaba, o treinamento de atirador ativo tem o intuito de treinar os agentes para a tomada de decisões corretas mediante a situações desse tipo, que podem ajudar a salvar mais vidas durante um eventual ataque. Uma situação semelhante, poderá ocorrer em qualquer local e os policiais tem que estarem devidamente treinados para gerenciar esse tipo de crise”, afirmou.

Além do treinamento prático, os Guardas foram submetidos a instruções sobre atendimento pré-hospitalar tático de urgência, na quinta-feira, dia 14. A Guarda Civil atende 24 horas por dia, sete dias por semana, através do telefone 153.

Explore mais...