Prefeitura de Capivari distribui cartilha “Trânsito Consciente com Capivaldo” para crianças da Rede Municipal de Ensino

Um Programa idealizado pela Secretaria de Relações Públicas, em parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Educação, chegou nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O Programa trata-se de uma cartilha chamada “Trânsito Consciente com Capivaldo” e atinge mais de 6.000 crianças.

As informações da cartilha seguem dados oficiais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regulamentado pela Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 2023, e é totalmente personalizada, com o objetivo de levar, de forma lúdica, informações e orientações para as crianças sobre ações que podem ser feitas para tornar o trânsito um lugar mais seguro para todos.

A cartilha é composta por 20 páginas que, através do Capivaldo, o mascote oficial de Capivari, conversa com as crianças junto dos agentes de trânsito, ensinando regras básicas do CTB, como o estacionamento em faixa de pedestres, uso de cinto de segurança, velocidade, uso de celular enquanto dirige e outras informações.

O Programa é apresentado pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana enquanto visitam as escolas da Rede Municipal. O Capivaldo se interage com as crianças, faz brincadeiras e os colaboradores explicam um pouco sobre o conteúdo da cartilha.

“A cartilha foi idealizada para que as crianças possam aprender e conscientizar seus pais. Ao final da leitura, os pequenos ainda podem aproveitar para pintar os desenhos educativos e ainda resolver atividades”, disse Rafael Massouh, secretário de Relações Públicas.

Para o diretor de Mobilidade Urbana, Amilton Alves de Souza, essa ação colabora para que as crianças possam conhecer mais o trabalho dos agentes e ensiná-las sobre a responsabilidade de um trânsito seguro. “Este Programa é muito importante para nós e estamos confiantes de que fará a diferença na vida de muitas pessoas, entendendo de que trânsito não é brincadeira e somos responsáveis também por garantir a segurança de outras pessoas”, afirmou Amilton.

Já para o secretário da Educação, José Lucas de Moraes, esse é um momento único para as crianças. “Nossos alunos amam receber a visita do Capivaldo. É sempre uma grande alegria quando ele vem para nossas escolas. Agora, além de tornar o dia mais feliz, essa visita vem com muito aprendizado e de forma interativa. Um momento único para os pequenos”, disse.

Para mais informações sobre os serviços da Secretaria de Mobilidade Urbana, a pasta atende pelo telefone (19) 3492-8870. A Secretaria de Relações Públicas atende pelo WhatsApp (19) 3492-9200. Já a Educação atende pelo (19) 3491-9300. Ambas as Secretarias funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.