Saúde anuncia ações da 21ª Campanha ‘Outubro Rosa – Jusciane Ferreira’ de Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero

Compartilhe

Durante todo o mês de outubro, o mundo se une em prol da campanha ‘Outubro Rosa’, que possui como foco principal a saúde integral da mulher, especialmente visando a prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde anunciou as ações que serão organizadas no município a partir do dia 01º de outubro pertencentes a 21ª edição da Campanha municipal ‘Outubro Rosa – Jusciane Ferriera’, em todos os Postos de Saúde da cidade até o fim do mês.

A principal iniciativa será a facilitação de exames de papanicolau de forma gratuita, que acontecerão entre as segundas e sextas nos Postos de Saúde dos bairros Jardim Primavera, Castelani, Porto Alegre, São João, Engenho Velho Jardim Santa Rita, além do Centro de Saúde ‘Dr. Mário Dias de Aguiar’. De acordo com a Saúde, é recomendado que a mulher procure o Posto de Saúde para que seja atendida no melhor horário disponível entre as 08h e às 12h.

No primeiro sábado do mês, dia 04, acontecerá o dia ‘D’ da Campanha, das 8h às 12h, com o objetivo de atender o público que não possui disponibilidade de se deslocar ao Posto de Saúde mais próximo em horário comercial durante a semana. A ação acontece exclusivamente no Centro de Saúde ‘Dr. Mário Dias de Aguiar’, situado na região central da cidade.

Posteriormente, atendimentos semelhantes acontecerão nos dias 15, 16 e 17 das 17h às 21h no mesmo local, também com o intuito de ampliar ainda mais o público atendido. Além disso, no dia 11 acontece também no Centro de Saúde uma ação exclusiva ao público feminino com palestra, nutricionista e massagem para as presentes, acontecendo entre das 08h as 12h.

O exame preventivo de câncer do colo do útero é destinado para as mulheres entre 25 e 64 anos de idade, conhecido popularmente como exame de Papanicolau, é indolor, barato e eficaz. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não se submeter ao exame durante o período menstrual.

Já para o Câncer de mama, o histórico familiar pode contribuir, assim como a ingestão regular de álcool sendo apontadas como algumas possíveis causas que contribuem no desenvolvimento da doença. As formas mais eficazes para detecção precoce da doença são o autoexame das mamas, além do o exame clínico e a mamografia.

Mais informações estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal da Saúde, localizada na rua Padre Haroldo, 553, Centro ou então pelo telefone (19) 3492-8200.

Explore mais...