A Secretaria da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou nessa semana o início da segunda fase da Campanha de busca ativa dos Sintomáticos Respiratórios que se estenderá até o dia 30 de setembro. A ação tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, quando os pacientes demoram a procurar um médico e tem seu estado de saúde agravado.
A orientação é que as pessoas que apresentarem sintomas como tosse duradoura por mais de duas semanas procurem o Posto de Saúde mais próximo para serem orientadas para o exame. Os setores CAPS II e CAPS AD também farão esses atendimentos para que o maior público possa ser acolhido em caso de suspeita. Os sintomas da tuberculose são tosse, sendo esse o mais frequente no paciente adulto, além de febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço.
O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde. Mais informações estão disponíveis através do número (19) 3492-7326 da Vigilância Epidemiológica, que também atende presencialmente na Rua Bento Dias, 265, Centro.

