A Secretaria de Saúde iniciou nesta semana as primeiras ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue e Febre Amarela. Intitulada “Xô, Mosquito”, a iniciativa contará com entrega de material de conscientização à população, além de palestras em escolas e busca ativa por novos locais com possíveis focos de proliferação do mosquito.
Para dar início, a pasta organizou na manhã desta segunda, dia 17, um ponto de distribuição de panfletos orientativos na Praça Central da cidade, disponível para todos os munícipes que passavam pelo local durante o período da manhã. Ação essa que servirá de suporte às outras iniciativas que estão programadas para ter início nos dias seguintes.
Nesta terça, dia 18, a campanha “Xô Mosquito” inicia o cadastramento de novos imóveis que podem possivelmente ser focos do mosquito em diversos bairros da cidade, além do início das visitas em residências por parte dos agentes de endemia. Na quarta, dia 19, tem início as palestras nas escolas municipais, onde alunos e educadores serão apresentados às principais medidas de combate ao Aedes Aegypti, em ação que se estenderá até a sexta-feira, dia 21.
A primeira semana da campanha chega ao fim com o “Mutirão Dia D”, que acontece no sábado, dia 22, onde agentes da secretaria vão fazer o recolhimento de recipientes que possam acumular água e que não estejam em uso, tanto no Cemitério municipal quanto no bairro Residencial Santa Rita, local que teve a concentração do maior número de casos em 2024. A iniciativa acontecerá durante todo o período da manhã, onde a participação da população é fundamental para que os números da doença em Capivari sigam reduzidos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Capivari registrou um total de 21 casos de Dengue até aqui em 2025, o que representa uma queda exponencial em relação ao mesmo período do ano passado. É importante destacar que as vacinas contra a Dengue estão disponíveis para pessoas entre 9 e 14 anos de idade no Posto Central da cidade.
Para mais informações a Vigilância Epidemiológica está localizada na avenida do Carmo, 60, bairro Vila Cardoso, ou então através de atendimentos pelo telefone (19) 3492-7326. O Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”, localizado na Rua Padre Haroldo, 553, Centro atende pelo telefone (19) 3492-8200.