Cultura e Turismo

Exposição sobre o Bicentenário de Nascimento do poeta Walt Whitman vai até o dia 31 de maio em Capivari

Considerado o “pai do verso livre”, o visitante poderá conhecer mais de sua história na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está apoiando a exposição que homenageia o poeta norte-americano Walt Whitman e pela passagem do bicentenário de seu nascimento, que acontece no dia 31 de maio, dia em que será finalizada a exposição.

A exposição está sendo realizada entre os dias 10 a 31 de maio na Biblioteca Municipal João Batista Prata, e o visitante poderá conhecer as pinturas em quadros, painéis, livros publicados em língua portuguesa, além de fotos do poeta. O acervo é de propriedade de J.R. Guedes de Oliveira, que é um dos organizadores da exposição, assim como a equipe da Biblioteca Municipal.
Guedes explica que Whitman foi o criador da obra “Folhas de Relva”, único livro que teve durante toda a sua vida de autor; foram publicadas nove edições da obra, sempre acrescentada de novos poemas.
“Uma das suas poesias mais badaladas é ‘Carpe Diem’, que se tornou um sucesso mundial, principalmente no lançamento do filme ‘Sociedade dos Poetas Mortos’. Para nós, brasileiros, ficou a mensagem que o poeta dedicou à nossa Proclamação da República – um tocante poema, bem como a sua influência na Semana de Arte Moderna de 1922”, diz Guedes.
Segundo Guedes, até então só se fazia poesia no Brasil ao estilo francês, ou seja, da rima, da cadência. “Com efeito, a partir daquele ano, a maioria dos nossos poetas passou a fazer versos livres, sem cadência, aberto e solto. Para nós, capivarianos, ficou a influência que Whitman exerceu sobre Rodrigues de Abreu, que passou também a fazer versos livres, sem quaisquer tipos de amarras”, destaca.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza, Whitman foi um poeta de grande importância e merece todo o destaque de uma exposição. “É uma honra para o município ter uma exposição desta natureza, aberta ao público com o rico acervo que foi disponibilizado por Guedes. A população só tem a ganhar em cultura”, diz Piazza.

Exposição sobre o Bicentenário de Nascimento do poeta Walt Whitman
Data: de 10 a 31 de maio
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Biblioteca Municipal João Batista Prata - localizada a rua XV de Novembro, 382