Skip to content

Cronograma do Cadastro PCD da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida começará a atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, fará o lançamento da plataforma do Cadastro PCD na próxima segunda-feira, dia 25, e iniciará o cronograma de atendimento por pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O Cadastro PCD, que será feito por meio de cronograma por deficiência, fará a coleta de informações como nome, RG, CPF, Carteira Nacional de Saúde, telefone, endereço, local onde estuda, se a pessoa trabalha, tratamentos realizados, principais necessidades e outros dados.

Inicialmente, serão cadastradas somente as pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e, posteriormente, pessoas com outras deficiências serão chamadas para se cadastrarem.

“A população deve ficar atenta, pois as divulgações das datas para o cadastro de todas as deficiências, serão feitas através das plataformas digitais da Prefeitura. No dia 25 de outubro iniciaremos somente com as pessoas com TEA, mas todos que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida permanente serão cadastrados”, assegurou Manuela Maschietto Gonçalves Albini, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

A partir de segunda-feira, dia 25, todas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista ou tutores legais, deverão entrar em contato com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para se cadastrar, mas somente aqueles que já possuam o diagnóstico fechado e definido pelo médico especialista.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
A Secretaria fará o Cadastro PCD das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, através dos números (19) 3491-1314 e (19) 2146-1525.

Atenção: as pessoas que já possuem a carteirinha do TEA não precisarão fazer o cadastro, pois as informações já estão inseridas na plataforma do Cadastro PCD.

O QUE É CONSIDERADO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E QUAL O CID ACEITO:
O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um transtorno de início precoce caracterizado por alterações marcantes no desenvolvimento da linguagem e da interação social, além da presença de comportamentos estereotipados e repetitivos, rituais, alterações sensoriais e interesses restritos. Essas características são essenciais para que ocorra o diagnóstico e estão presentes na maioria dos indivíduos com o transtorno. O Código Internacional de Doenças (CID) utilizado pelos médicos para tal diagnóstico é o F84.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content