Skip to content

Em Capivari, mais de 1.500 pacientes faltaram às consultas no Posto de Saúde desde janeiro

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Capivari apontam que em algumas especialidades, a cada 10 pacientes, quatro não compareceram as consultas agendadas no mês de março. Esse é o caso, por exemplo das consultas com o dermatologista: 46,67% dos pacientes não comparecem. O número de pacientes que deixaram de ir ao oftalmologista também é grande, cerca de 36%. A Gastroenterologia registrou quase 29% de ausências e a Nutricionista cerca de 42%.

Quando o assunto é exames, a Saúde também registrou altos números de ausências. Quase 40% deixaram de ir ao ultrassom, cerca de 33% não compareceram para fazer a tomografia e 18% não fizeram o ecocardiograma. No total, segundo o levantamento, 1.320 pessoas deixaram de comparecer em consultas agendadas e 270 pacientes não fizeram os exames marcados.

Os números também revelam que os pacientes têm deixado de fazer exames e consultas agendas pela Regulação em outros municípios. Metade dos ecocardiogramas marcados não foram realizados por ausência dos pacientes, 40% não compareceram ao exame de ressonância magnética e 50% não fizeram ultrassons. Esses números são referentes aos agendamentos em AME’s, ARES e Hospital Regional de Piracicaba.

De acordo com a Secretária da Saúde, Vládia Guimarães, quando um paciente deixa de ir às consultas ou exames, prejudica o Sistema Único de Saúde e os outros pacientes. “Quando a pessoa falta e não avisa, além de ser necessário um novo agendamento, a falta impede que outro paciente receba atendimento. Ou seja, a espera aumenta, o custo sobe e sobrecarrega o SUS”, conta.

Ainda segundo a Vládia, é importante que os pacientes mantenham seus dados atualizados no cadastro do Posto de Saúde. “Temos muitos casos de pacientes que mudam de telefone ou endereço e não avisam, aí a gente não consegue contato e isso compromete nosso trabalho”, ressalta.

Um comentário em “Em Capivari, mais de 1.500 pacientes faltaram às consultas no Posto de Saúde desde janeiro

  • 19 de abril de 2021 em 3:10 PM
    Permalink

    E lamentável, mas acredito que muitos não foram avisados da data, pelo sistema criado, a demora para agendar alguns atendimentos, acredito que hoje a tecnologia já permite confirmar com antecedência os atendimentos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content