Protocolos sanitários estão sendo redobrados nas escolas municipais; limpeza em áreas comuns foi reforçada

Com a retomada gradativa das aulas desde o último dia 1º, a Secretaria da Educação redobrou a atenção com os protocolos de prevenção à Covid-19. Nas escolas da rede municipal, o cuidado tem sido para seguir todos os protocolos de segurança, garantindo acesso à educação e proteção dos estudantes e servidores.

Os protocolos sanitários são baseados nas orientações da Secretaria de Saúde, que se referem à limpeza para retirar os resíduos, utilizando produtos químicos específicos como detergente neutro, álcool ou solução de hipoclorito de sódio. A higienização é feita no início dos períodos e troca de turnos, limpeza de mesas e cadeiras antes da chegada dos estudantes e entre cada uso. Higienizando com pano e detergente, utilizando esponja de fibra de limpeza quando necessário e também enxaguar com água.

Dentre outras exigências de segurança, estão as de garantir o fornecimento de sabão líquido, álcool em gel, papel higiênico e toalha descartável nos banheiros e demais locais da escola, como também realizar a limpeza diária de superfícies frequentemente tocadas como: corrimão, torneiras, portas, entre outras.

“Nossa preocupação, além do desempenho escolar de cada aluno, é para que a contaminação seja erradicada e isso inclui cuidar dos alunos assim como dos profissionais da Educação. As ideias dos professores e diretores tem sido fantásticas, como a da escola Prof° Dirceu Ortolani Stein, no bairro Castelani, de utilizar um semáforo como guia onde pode tocar ou sentar e, também, o alerta de onde não pode tocar ou sentar. Nossos profissionais estão empenhados em manter os alunos em segurança dentro da escola”, afirmou o secretário da Educação, Rafael Silveira dos Santos.