Skip to content

Secretaria de Cultura e Turismo divulga programação de eventos para mês da Consciência Negra com o tema “Potência Negra”

Na manhã desta sexta-feira, dia 05, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Cultura e Turismo divulgou o cronograma de atrações para as comemorações do mês da Consciência Negra com o tema “Potência Negra”. Serão eventos culturais de diversas naturezas para disseminar a cultura negra entre os dias 07 e 20 de novembro.

Neste domingo, dia 07, na Igreja do bairro Vila Fátima às 19h, a abertura das comemorações acontecem com uma Celebração Ecumênica Afro, em lembrança da cultura e dia da Consciência Negra que se aproxima. No dia 11, no Centro Cultural Alan de Lima Palma, um Workshop para Trancistas será organizado com direito a dicas de empreendedorismo e gestão financeira para empresários do setor oferecidos pela coordenadora pedagógica da área da beleza, Silvia Souza.

As festividades continuam no sábado, dia 13, também no Centro Cultural Alan de Lima Palma. Às 15h, o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro ministra a palestra “Preto Pio, o Êxodo de Capivari”, seguida de apresentação do grupo “Samba de Lenço de Piracicaba”, liderada Ediana Maria de Arruda Raetano que faz um excelente trabalho de preservação da cultura que vêm sido trazida por várias gerações. Para finalizar, às 17h, o grupo percussivo “Maracatu Baque Caipira” de Piracicaba se apresenta para encerrar o dia de atrações.

No domingo, dia 14, a ação não para no Quintal da Dona Marta, às 14h30 Jociara Souza ministra a palestra “Mulher, liderança na cultura popular”, seguido de apresentação do grupo “Jongo Filhos da Semente” às 15h30, “Samba de Roda Recôncavo Baiano” às 16h30 e com o grupo “5Pretos Samba e Pagode” encerrando as atrações do dia a partir das 17h30.

Na sexta-feira, dia 19, um evento solene na Câmara Municipal de Capivari às 19h vai contar com a palestra do vereador Odésio de Jesus Ferraz e Marília Ferraz Félix sobre o tema “Inserção e inculturação da Capoeira no contexto educacional de Capivari”, com apresentação de voz e teclado da dupla Edmilson Baía e Lucas Piovezan.

No dia 20, Dia da Consciência Negra, um mega evento finaliza as comemorações com chave de ouro, no Centro Cultural Alan de Lima Palma, iniciando as 15h pelos mestres de cerimônia Jefferson de Toledo e Silvia Souza. Apresentações de teatro, capoeira, dança e música vão acontecer ao longo da tarde e noite, com direito a serviços gratuitos de trancistas, maquiagem cortes de cabelo masculino.

Como atividade paralela, a Secretaria de Cultura e Turismo apoia a apresentação do Cine Batuque no Quintal da Dona Marta, situado na rua Otávio Alves de Souza, 174, bairro residencial Santo Antônio, onde filmes sobre a cultura negra serão exibidos seguidos por rodas de conversa. Eventos que vão acontecer todas as quartas do mês de novembro.

O secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baía, demonstrou empolgação aos eventos em alusão cultural à Consciência Negra. “Todos esses eventos com artistas da nossa região deixam nítido na população o tradicionalismo e a importância da cultura negra em nossa sociedade. Contamos com a participação de todos para esse importante período de nossa história”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content