Morre aos 92 anos, Victor Galvão Priante, professor que formou diversas gerações de músicos de Capivari

Compartilhe

Faleceu na manhã desta quinta-feira, dia 20 de julho, o músico Victor Galvão Priante, uma referência entre músicos de Capivari. O violinista tinha 92 anos e faleceu de causas naturais.

Priante foi músico da Orquestra Sinfônica de Campinas e integrante da Primeira Orquestra formada em Capivari, nos anos 1970. Em 1985, quando a orquestra foi retomada, ele assumiu as aulas dos novos músicos que integravam a corporação, o que o tornou para sempre referência entre toda uma geração de músicos.

“Todo músico de Capivari deve algo ao professor Priante, incluindo eu mesmo, que tive a honra de ter as primeiras aulas com ele”, declarou o secretário de Cultura e Turismo de Capivari, Edmílson Baía.

A partir dos anos 1990, Vitor Priante formou um grupo de Câmara ao lado do amigo Miguel Ângelo Annichino, o Miguelito, que ensaiava junto a músicos de Piracicaba na Praça Central e se apresentava por toda a região.

“Ele nunca deixou a música, foi um apaixonado e um lutador pela educação musical na cidade”, frisou Eliel Viola, companheiro de Priante no grupo Seresteiros de Capivari, fundado em 2013 e que integrava o projeto “Domingos Musicais”, da Prefeitura de Capivari. Willian Palma, Leidiane Vieira, Amarildo Valêncio, Waldir Lima era os outros integrantes do grupo, que chegou a registrar, em 2015, um DVD que encontra-se disponível na íntegra no Youtube.

Victor Priante era casado com Nair Maria de Jesus Cardoso Priante, e deixa os filhos filhos Victor, José, Rogério, Maria Aparecida, Jairo, Maria Inês e Ricardo. O seu cerimonial está sendo realizado no Velório Memorial Unidas de Capivari, e seu sepultamento será realizado às 16h, saindo o féretro do Velório Memorial Unidas de Capivari, seguindo para o Cemitério Municipal de Capivari.

A Prefeitura de Capivari lamenta a perda do músico e se solidariza com a família e amigos neste momento.

Explore mais...