Projeto “Domingos Musicais” recebe Batuque de Umbigada, que presta homenagem a Dona Anicide

Compartilhe

O Programa “Domingos Musicais” terá sua primeira apresentação do mês de agosto no próximo domingo, dia 06, às 16h, excepcionalmente na Praça do Engenho Velho, localizada na Rua João Pessoa, em frente a Escola Estadual Padre José Bonifácio Carretta. O local recebe o Grupo “Guaiá do Batuque de Umbigada”, que mantém a tradição dessa dança de origem africana.

Essa será a primeira apresentação no “Domingos Musicais” após a morte da matriarca do grupo, Anicide de Toledo, que faleceu aos 89 anos no último dia 6 de julho, e era uma referência na manutenção dessa expressão artística. “Não tem como não lembrar dessa mulher que tanto lutou para manter essa tradição em nossa cidade e se tornou referência entre os batuqueiros. Vamos fazer uma homenagem pequena, simples, mas bonita para ela”, adiantou Dona Marta Joana, coordenadora do Batuque de Umbigada em Capivari, que foi fundado em 2003, e desde então se apresenta em unidades do Sesc, Instituições Culturais e Universidades pelo Brasil.

Os batuqueiros do grupo apresentam diferentes variações dessa dança de origem bantu, que eram povos que habitavam regiões onde hoje se localiza países como Nigéria e Camarões. Ela chegou ao Brasil através dos povos negros escravizados a partir do século 16. “Capivari é uma das poucas cidades do Brasil a manter essa rica tradição. Nosso trabalho é reforçar essa cultura que é muito forte em Capivari, muito por causa da Anicide”, explica Dona Marta.

A apresentação é gratuita para todas as idades. Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...