Faleceu aos 86 anos na última segunda-feira, dia 20, o empresário capivariano João de Simoni Soderini Ferracciú, uma das maiores lendas da publicidade brasileira e considerado o “pai da promoção no Brasil”, ao fundar o Grupo De Simoni Associados, em 1978, após passar pelo setor de marketing de grandes empresas como Willys-Overland, Ford, Chrysler.
Lôlo, como era conhecido por todos, ainda foi jogador de futebol pelo seu time do coração, o Palmeiras, e emprestou seu apelido a um dos chocolates mais populares do Brasil, o Lollô, da Nastlé.
De Simoni nasceu no dia 5 de junho de 1937, filho de Erothides e de “seo” Luis. Após ajudar a mãe em pequenos negócios na cidade de Capivari, se formou em marketing, inciando suas atividades profissionais quando entrou no setor de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland. Em 1969, ele concluiu o Business Administration no Chrysler Institute, nos EUA, e foi contratado pela agência de propaganda J. Walter Thompson.
Já em 1978, concretizou seu maior sonho, ao fundar o Grupo De Simoni Associados, uma pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil. A empresa chegou a ter quase 500 clientes e a criar quase 800 campanhas, acumulando um total de quase 150 prêmios.
No entanto, o grande legado de Lôlo, segundo seus admiradores foi a atuação em prol da profissionalização do mercado, além de seu foco nas atividades promocionais, o que o levou a ganhar o título de “Pai da Promoção no Brasil”. Tal reconhecimento o levou a publicar o livro “Promoção de vendas – 40 anos de teoria e prática”(1999), um best seller do ramo e título obrigatório na estante de qualquer pessoa que atua no setor.
Mas uma das histórias mais populares de Lolô, é o nome do chocolate da Nestlé que leva seu nome. A história foi contada em detalhes pelo jornalista e historiador Marcelo Duarte em seu livro, “Guia dos Curiosos” e em um vídeo postado em 2022, em sua página pessoal.
O enterro de Lôlo Ferracciú acontecem nesta terça-feira, às 16h, no Cemitério Municipal São João Batista. Ele deixa esposa Lúcia Helena, os filhos Andréa, Mirella e Giancarlo, e as netas Lanai e Yasmin.