De acordo com levantamento realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no mês de novembro a autarquia registrou um aumento de aproximadamente 11% no consumo de água pela população, comparado ao mês de outubro. O aumento no uso da água foi estritamente ocasionada por consumo residencial.
Ainda de acordo com o SAAE, a porcentagem é equivalente a 31 milhões de litros de água, o correspondente a três dias de abastecimento hídrico da cidade. O superintendente do SAAE, Rogério Oliveira, pede que a população que economize água durante o verão para evitar uma crise. “Durante o verão, vamos ter menos chuva que o esperado, por isso é necessário que a população economize água para que o município não precise de racionamento”, destacou.
Ainda está vigente o Decreto Municipal que determina a proibição de desperdício de água. Nele está descrito que, pessoas que lavarem quintais, carros, motos, calçadas ou despejar água tratada na rede de esgoto, podem receber multas no valor de R$72,40, que serão discriminadas na conta de água. Em caso de reincidência, o fornecimento de água pode ser suspenso por três dias, além da aplicação de nova multa no valor de R$144,80.