Uma tempestade rápida, acompanhada por fortes rajadas de vento, atingiu Capivari e municípios da região no início da tarde da última segunda-feira (22).
De acordo com a Defesa Civil de Capivari, foram registrados 20,8 mm de precipitação em menos de 30 minutos. A velocidade do vento chegou a 98,91 km/h, segundo a Estação Meteorológica Automática/CIIAGRO Capivari, instalada na Canacap.
Na Avenida Itália, um dos principais acessos ao município, um trecho precisou ser interditado no sentido do bairro Castelani devido à queda de uma árvore de grande porte, que bloqueou a via, atingindo a fachada de uma residência e a rede elétrica. Outras árvores também caíram na Rodovia Kanela Forti, na altura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e no bairro Engenho Velho. Já nos bairros Nova Capi e Pão de Açúcar, foram registrados pontos com queda de galhos.
Na região central da cidade, na rua XV de Novembro, uma torre de comunicação desabou sobre um veículo. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. Por conta do temporal, diversos pontos do município ficaram sem energia elétrica.
“Durante a tempestade, nossas equipes percorreram toda a cidade para avaliar os danos e agir rapidamente. Entre os casos mais preocupantes, a queda de um exemplar arbóreo de grande porte na Avenida Itália chamou atenção, bloqueando o tráfego e atingindo a rede elétrica. Graças à rápida intervenção, conseguimos evitar acidentes e restaurar a segurança, enquanto monitorávamos outros locais afetados pelos ventos fortes e pela intensa precipitação”, destaca o diretor da Defesa Civil de Capivari, Julio Capóssoli Neto.
Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 153. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.