A Defesa Civil de Capivari resgatou, na noite de segunda-feira (01), um filhote de raposa-do-campo. O animal foi encontrado em uma residência.
O filhote é um macho, com aproximadamente três meses de vida, e está saudável. Ele será encaminhado a uma unidade do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetas), referência no acolhimento e cuidado de animais silvestres.
A Lycalopex vetulus, conhecida como raposa-do-campo, é um canídeo típico do Cerrado, reconhecido pelo porte pequeno, podendo medir até 64 centímetros e pesar entre dois e quatro quilos. A espécie possui pelagem acinzentada e orelhas grandes. Ágil e discreta, tem hábitos noturnos e se alimenta de pequenos animais, insetos e frutos, contribuindo para o equilíbrio ecológico do bioma. Embora não seja considerada ameaçada, sofre com a perda de habitat e atropelamentos, o que preocupa pesquisadores e reforça a importância de ações de conservação.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil e a Guarda Civil atendem pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O aplicativo 153 Capivari também está disponível para smartphones.

