A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realizou 20 empréstimos de equipamentos nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, sendo três camas hospitalares, seis cadeiras de banho, oito cadeiras de rodas, um par de muletas e duas bengalas.
Este trabalho realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida existe, graças às aquisições de novos equipamentos realizadas pela troca de lacres de alumínio, advindos da Campanha dos Lacres, que existe desde 2014 e que foi uma idealização do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município.
Além disso, as doações realizadas por empresas e também pelos munícipes, colaborou para que o número dos equipamentos aumentasse consideravelmente. Hoje, o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência conta com 39 cadeiras de rodas, 19 cadeiras de banho, quatro andadores, 12 camas hospitalares, um berço
hospitalar, nove pares de muletas e três bengalas, dos quais a maior parte está emprestada.
“A Campanha dos Lacres é muito importante para manutenção desse trabalho, assim como as doações de equipamentos que não estão mais em uso. Por isso, pedimos à população que ajude, tanto na arrecadação dos lacres de alumínio, quanto com a doação de equipamentos. Qualquer equipamento que esteja na casa de vocês sem uso, pode vir a ser de grande utilidade para alguém”, explica Manuela Maschietto Gonçalves Albini, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
A Campanha dos Lacres tem pontos de coleta nas Escolas Municipais, Postos de Saúde, CRAS, CREAS, APAE, Prefeitura e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
As doações de equipamentos deverão ser realizadas diretamente na Secretaria, que está localizada na rua da Constituição, 123, no bairro Pão de Açúcar. O atendimento acontece das 8h30 às 16h.