A Secretaria da Saúde está realizando uma série de palestras internas, de 20 a 28 de agosto, para gestantes nos Postos de Saúde neste mês de agosto, mês do incentivo ao aleitamento materno.
No Posto Central as palestras aconteceram no dia 20 de agosto às 13 e foram ministradas pelas odontopediatria Claudia Ap Forti e a fonoaudióloga especialista em atendimento preventivo na primeira infância, Caroline Sargino Perin. A ação contou com o apoio do Rotary Club.
Simultaneamente aconteceu no mesmo dia e horário no Posto Castelani. No Posto Engenho Velho, a roda de conversa foi hoje às 9h, no Posto Porto Alegre aconteceu dia 21 às 9h e no Posto Santa Rita está agendada para o dia 28 deste mês após as 13h. No Posto Jardim Primavera será no dia 27 às 9h e contará também com as orientações do médico da Unidade. As palestras foram e serão ministradas pelas enfermeiras e profissionais da Saúde Bucal.
Sobre o aleitamento materno
O leite materno é o melhor e o mais adequado alimento para o bebê, pois preenche todas as necessidades do seu organismo nos primeiros seis meses de vida. Ele fornece todos os nutrientes de que a criança precisa e também as defesas (anticorpos) contra várias doenças infecciosas. É o momento de maior intimidade entre mãe e filho.
Por ser de fácil digestão, o leite materno não afeta o frágil intestino do bebê. Diminui a ocorrência de diarreias, desidratação e desnutrição. É mais higiênico, porque vai da ‘‘fábrica ao consumidor’’, não ficando sujeitos a contaminação do ambiente. É mais prático, porque está sempre pronto, na temperatura ideal para ser oferecido a qualquer momento.
O tempo de amamentação é de 0 a 6 meses, sendo o leite materno o alimento único; de 6 a 12 meses, o leite materno como alimento básico, podendo introduzir outros alimentos aos poucos. E após o 1º ano de vida, o leite materno continua útil. É bom mamar no peito até dois anos.
As vantagens do aleitamento materno
Para o bebê: proporciona crescimento; fornece água adequada para hidratação; fornece vínculo afetivo; protege contra infecções e alergias; proteção contra doenças crônicas: diabetes, hipertensão e câncer na infância; melhor resposta a vacinação; menos problemas ortodônticos e fonoaudiólogos; prevenção da obesidade, melhor desenvolvimento cognitivo.
Para a mãe: auxilia a involução uterina; reduz risco de hemorragia pós-parto; aumenta reservas de ferro; reduz risco de câncer de mama e ovário.
O Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar” é o setor de atendimento à gestante e aos bebês, mas em todos os Postos de Saúde as enfermeiras fazem orientação quanto a amamentação no pré-natal, nos grupos para gestantes e nas primeiras visitas da mãe com o recém-nascido na Unidade. Qualquer gestante pode procurar o serviço para orientações e dúvidas.