Agosto Lilás: Mês de atividades teve início com palestra com Delegada Maria Luísa e Patrulha Maria da Penha

O Agosto Lilás, Campanha dedicada ao Combate à Violência contra a Mulher no Brasil, começou em Capivari. Diversas atividades estão programadas para o mês. A Campanha Agosto Lilás foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, amparando mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Em Capivari, diversas atividades estão programadas para conscientizar a sociedade sobre o tema.

No último dia 9, quarta-feira, a programação de eventos teve início com uma palestra ministrada pela Delegada Maria Luísa Dalla Bernardina Rigolin, da Delegacia de Defesa da Mulher, e a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil. O Salão Multiuso da Câmara Municipal de Vereadores recebeu cerca de 70 profissionais dos mais diversos setores da sociedade para debater o tema, conhecendo as leis, medidas protetivas, orientações em caso de abuso e também canais para denúncia.

Outras ações também já estão confirmadas para o mês. Alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais Padre Fabiano, Waldemar Thomazine e Padre José Bonifácio Carretta, receberão os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social para falar sobre o tema. Os horários serão divulgados posteriormente pela Secretaria.

No dia 26, finalizando a programação, a Praça Central de Capivari recebe uma concentração, mobilizando diversos setores da sociedade no apoio ao Combate à Violência contra a Mulher. Estão previstas diversas apresentações, brinquedos e brincadeiras para as crianças, além de uma série de orientações à população, com local para denúncias de violência contra a mulher. A concentração para o evento acontece a partir das 9h.

Vários canais estão disponíveis para auxiliar a mulher em caso de perigo. Saiba como buscar ajuda:
Central de Atendimento a Mulher – Disque 180. A ligação é gratuita e confidencial.
Cras Conviver: localizado na avenida Josefina Giovana Rossi, 1.000, no Ribeirão. Telefone: (19) 3491-1645.
Cras Cidadania: localizado na rua Ordália Batista Motta, 240, no Engenho Velho. Telefone (19) 3491-5495.
Creas: localizado na rua Fernando de Barros, 176, no Centro. Telefone: (19) 3491-3088.
Delegacia de Defesa da Mulher: localizada na rua Fernando de Barros, 420, no Centro. Telefones (19) 3491-4187 e (19) 3491-2563.
Guarda Civil: localizada na avenida Tarsila do Amaral, 1.300, no São Luis. Telefones 153 e (19) 3491-1311.

A Secretaria de Desenvolvimento Social fica localizada na rua Barão do Rio Branco, 361, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (19) 3492-7184 e (19) 3492-7144.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.