Após primeira semana de atendimentos, Mutirão Oftalmológico de Catarata se aproxima da marca de 200 cirurgias

O Mutirão Oftalmológico de Catarata, programa inovador anunciado pelo prefeito de Capivari, Vitão Riccomini e o vice-prefeito Bruno Barnabé em julho de 2022, segue atingindo números satisfatórios no atendimento de pacientes, tanto de Capivari, como de Rafard, Mombuca e Elias Fausto. Após primeira semana de atendimento, o Mutirão chegou a marca de 172 cirurgias efetuadas.

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia, órgão intermediador do projeto e que serve de sede para todas as consultas pré-operatórias do programa, as atividades cirúrgicas foram retomadas na primeira semana de maio, após pausa de cinco meses no projeto. Apenas em dois dias de cirurgias, 172 procedimentos foram efetuados entre os dias 02 e 03, atendendo pacientes conforme a ordem de procura. Depois disso os atendimentos do programa foram para as cidades vizinhas, também participantes do Mutirão.

“Bruno e eu estamos constantemente pensando em algo que melhor atenda a população na área da Saúde. Ano passado, surgiu essa incrível oportunidade de fecharmos essa parceria com as cidades vizinhas para trazer, pela primeira vez na história de todos os municípios envolvidos, o Mutirão Oftalmológico de Catarata. Retomamos os procedimentos cirúrgicos em Maio e tenho certeza que várias pessoas vão ser beneficiadas até o fim do ano”, destacou Vitão.

Entre junho e novembro, o Mutirão Oftalmológico de Catarata realizou um total de 1.014 cirurgias. Após os procedimentos serem efetuados, uma consulta semanal com médicos especializados é organizada na Câmara Municipal de Vereadores, de acordo com a necessidade de cada caso. Pessoas de 50 anos ou mais que tem sofrido com a doença podem procurar a unidade de saúde mais próxima e se informar sobre o programa e seus atendimentos futuros.