Capivari recebe projeto-piloto de programa habitacional do Governo do Estado

Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira, 31, teve início uma vida nova para a dona de casa Cristiane do Carmo Gavião Ribeiro e sua família. Ela recebeu das mãos do Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, as chaves de sua nova residência, conquistada através do programa “Recompra”, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

O piloto do programa, lançado pelo Estado, ocorreu na cidade de Capivari e com o seu sucesso, será expandido em breve para outras regiões. Com o Recompra, a CDHU readquire imóveis de beneficiados que por algum motivo estão interessados em mudar de residência e os repassa para famílias carentes a preços bastante acessíveis.

Dona Cristiane foi a segunda contemplada no programa em Capivari, onde a princípio, 700 pessoas mostraram interesse em negociar seu imóvel. Na cidade, a implantação do projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Projetos, Convênios e Captação de Recursos e Defesa Civil. Após a mudança desta quinta-feira, foi realizada a demolição da antiga residência, já que ela estava instalada em área de risco, ao lado de um barranco.

“Eu sabia da casa, mas não esperava que seria tanto. A casa é maravilhosa. Estou muito feliz, porque agora eu tenho minha casa, vou morar em um lar que sei que é meu.”, comemorou Dona Cristiane, que agora vai viver no bairro Santa Teresa d´Ávila junto da família.

O Diretor Regional da CDHU, Felipe Carraro De Araújo, afirmou que o programa tem como objetivo legalizar as transferências, ajudando famílias que mais precisam “A CDHU tem historicamente 100 mil transferências, que iam para o mercado de forma ilegal. Então a entidade decidiu criar o projeto, onde ele se cadastra através do site, e a CDHU vai até o mutuário, com o imóvel quitado ou não. Em seguida faz a análise do local e realiza o pagamento, dando a certeza de que o imóvel é legalizado. Com isso, conseguimos atender as famílias em vulnerabilidade”, detalha.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Luciana Amaral explicou como ocorreu a escolha das famílias em Capivari. “A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou um censo com as famílias moradoras da região do São Luiz. A CDHU nos procurou para ter acesso aos dados obtidos e escolher as famílias que seriam beneficiadas em um primeiro momento, sendo nossa prioridade a retirada das famílias que estão em uma área de risco eminente no bairro”, informa a secretária.

O Prefeito de Capivari Vitão Riccomini comemora a escolha da cidade para o piloto do programa, destacando o trabalho conjunto tanto aqui na cidade, quanto junto ao Governo do Estado. “É um momento de muita alegria oportunizar através da prefeitura uma condição de moradia digna para pessoas que criaram seus filhos com muito trabalho lá no bairro São Luiz, mas que infelizmente tiveram poucas condições de moradia. Graças a sinergia entre as nossas secretarias junto a CDHU e ao Governo do Estado, conseguimos nos destacar para ser o projeto-piloto do programa ‘Recompra’. É muito marcante, seguimos trabalhando para oferecer melhores condições para mais famílias que mais precisam”, reforça Vitão.

Explore mais...