Capivari salta seis posições em ranking que mostra índice de transparência dos municípios da região

Capivari é a 2ª melhor cidade da região de Limeira em níveis de transparência e governança, segundo ranking divulgado nesta última terça-feira, dia 12, pelo Observatório Social do Brasil – Limeira. O estudo analisou o desempenho de 10 municípios da região. Em 2022, Capivari ocupava a 8ª posição.

O município somou 52.2 pontos. Num todo, a região obteve somente 41 pontos de nota média. “Apenas Limeira (55.6 pontos), Capivari (52.2 pontos) e Cordeirópolis (51.5 pontos), que ocupam respectivamente as primeiras posições, obtiveram mais de 50 pontos”, observou o texto do estudo, que pode ser lido na íntegra no site osblimeira.gov.br. O texto ainda destaca o salto que Capivari apresentou em relação ao ano anterior. “Cinco municípios tiveram avanço em suas notas, como, por exemplo, a Prefeitura de Capivari, que aumentou 23.4 pontos na avaliação, ganhando 6 colocações no ranking em comparação ao ano passado”.

O Prefeito Vitão Riccomini recebeu a boa notícia com alegria, mas destacou que ela faz parte de uma caminhada que ainda tem muita estrada a ser percorrida. “Esse é o resultado de um trabalho incensante que adotamos desde o primeiro dia desta administração, mas temos completa consciência que ainda não atingimos o ideal e a busca desse ideal deve ser a nossa meta. Que essa boa colocação no ranking seja um estímulo”, ponderou o chefe do executivo.

Os critérios de avaliação se baseiam nas Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, guia elaborado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto de Governo Aberto (IGA), e seguem a metodologia do ITGP, desenvolvida pela TI Brasil para avaliar se as Prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se têm plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município.

Uma nova avaliação do Ranking de Transparência e Governança Pública de municípios da região de Limeira será divulgado em 2024. A avaliação será realizada, com metodologia atualizada, no primeiro semestre do ano devido às eleições municipais.

Para Luciano Lima, professor e Consultor LLACT de Gestão Pública, contratado pela Prefeitura de Capivari, o trabalho intenso realizado pela atual administração ajudou neste salto de posições. “Foram verificadas formas de atendimento junto à legislação e ao observatório que foram ajustadas por meio da Secretaria de Governo junto a cada uma das secretarias. Isso gerou esse resultado tão positivo e expressivo”.

Já para Ivan Rosatto de Carvalho, secretário de Governo da Prefeitura de Capivari, faz eco à fala do prefeito em relação a não se acomodar com a boa notícia desta semana. “A Administração está orgulhosa, mas ainda não satisfeita com o resultado que recebemos hoje do Índice de Transparência e Governança Pública, realizado pelo Observatório Social do Brasil, unidade Limeira. Capivari evoluiu do 8° lugar no ano de 2022, para o 2° lugar agora em 2023. Gostaríamos de agradecer o apoio e determinação do prefeito Vitão e de todos os Secretários, colaboradores e da assessoria do LLACT Gestão Pública Ltda. É Capivari avançando”, exaltou o secretário.

Ranking de transparência dos municípios da região

1º – Limeira (55,6 pontos)
2º – Capivari (52,2 pontos)
3º – Cordeirópolis (51,5 pontos)