Com quase 1 mês sem chuva, Defesa Civil de Capivari intensifica ações da “Operação Estiagem 2025”; Confira recomendações para enfrentar esse período

Compartilhe

A Defesa Civil de Capivari reforçou suas ações no combate a incêndios e queimadas, como parte “Operação Estiagem – São Paulo Sem Fogo 2025”. A fase vermelha da operação entrou em vigor no dia 1 de junho e visa intensificar as ações preventivas sobre o tema, pois incêndios e queimadas são mais frequentes durante a época do ano em que a chuva é mais escassa. A campanha se estende até o dia 30 de setembro.

Capivari não registra chuva desde o dia 28 de junho, o que faz com que a umidade do ar despenque. O tempo seco, poluição e as altas temperaturas são outros grandes vilões da época, e podem causar inúmeros problemas de saúde que são agravados pela fumaça causada pelas queimadas, como bronquite, asma, rinite, além de problemas mais graves, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

De acordo com a Defesa Civil de Capivari, a corporação vem atendendo todos os dias de duas a três ocorrências envolvendo queimadas. A grande maioria das ocorrências são decorrentes de incêndios criminosos. Com isso, as rondas preventivas nos locais com maior incidência de incêndios foram reforçadas.

É importante ressaltar que a Lei 9.605/98, do Governo Federal, e a Lei Municipal N.6347/2022 proíbe qualquer tipo de queimada, seja ela realizada em espaço publico ou particular, sendo passível de multa cujo valor pode chegar até R$19.960,00. A rondas são intensificadas pela equipe da Defesa Civil durante todo o período da operação, visando identificar os infratores e coibir futuras ocorrências.

Confira algumas recomendações da Defesa Civil para esta época do ano:

– Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
– Se mantenha sempre bem hidratado e redobre a atenção com crianças e idosos para que estejam sempre bem hidratados também;
– Umidifique bem os ambientes utilizando um umidificador portátil ou com toalhas molhadas e bacia com água;
– Lave as mãos com frequência e evite colocar na boca ou nariz e;
– Mantenha a casa limpa e evite o uso de vassouras que só deslocam o pó.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 153 A Guarda Civil atende pelo 153 e (19)3491-1311 (WhatsApp), 24 horas por dia, sete dias por semana.

Explore mais...