O Centro Esportivo e Cultural de Capivari recebeu neste início de semana, a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que neste ano teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”. Os dois encontros tiveram a organização do Conselho Municipal e da Secretaria de Cultura.
Antes dos encontros, uma Pré-Conferência ocorreu na quinta-feira (18) da última semana, com detalhes de como seriam a dinâmica do evento.
Artistas e “fazedores” de Cultural em geral puderam apresentar ideias, propostas, demandas e observações sobre as ações realizadas pelo governo municipal, intermunicipal, estadual e federal.
Foi a 3ª Conferência Municipal de Cultura realizada na cidade, uma iniciativa da administração do prefeito Vitão Riccomini ainda em seu primeiro mandato. “Tivemos uma boa participação popular e os debates foram muito propositivos. O que foi conversado nestes dias, gerará frutos tanto para os artistas, quanto para nós do poder público”, ponderou Luciana Amaral, secretária da Cultura de Capivari.
Na finalização do evento, o Grupo de Batuque de Umbigada realizou uma homenagem a Dona Anicide Toledo, referência na tradição do batuque de umbigada falecida em 2023. Este mês de setembro marca os 92 anos de nascimento da capivariana que é dita como um dos principais nomes na manutenção da tradição afro no país.