Conheça o Projeto “Novos Rumos”, voltado às pessoas em situação de rua, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A equipe do Desenvolvimento Social continua com o Projeto “Novos Rumos”, trabalho desenvolvido há mais de oito anos no município e agora atua na prevenção do inverno 2022, devido à previsão de temperaturas baixas, com frio intenso, rigoroso e severo.

Estão sendo entregues kits para o inverno com roupas de frio, cobertores, sacos de dormir, materiais de higiene pessoal e outros itens, com o propósito de ajudar as pessoas em situação de rua a ficarem aquecidos e preparados para enfrentar as temperaturas baixas.

Além disso, é disponibilizado no Creas, que está localizado na rua Fernando de Barros, 176, no Centro, café da manhã, banho e limpeza de seus pertences, como roupas. É feito também o contato com familiares através de telefone, chamadas de vídeo e visitas com o intuito de fortalecer vínculos entre eles.

A equipe estabeleceu dias da semana para efetuar as abordagens, com o propósito de identificar quais as necessidades e prioridades da população de rua. Também é feita a procura das famílias para que haja possibilidade de reconciliação e retorno ao lar, proporcionando um novo começo.

O trabalho do Projeto “Novos Rumos” consiste também no auxílio aos familiares e pessoas em situação de rua, com o tratamento da dependência química, onde são encaminhados às Comunidades Terapêuticas que mantem parceria com o Projeto, visando a recuperação do usuário e continuar com o acompanhamento do fortalecimento de vínculos para o retorno da pessoa à família e a sociedade de forma digna. A rua é a pior opção que um ser humano pode desejar, ainda mais no período de frio.

O Projeto já retirou 21 pessoas das ruas e acolheram em Comunidades Terapêuticas e familiares. Além de acompanhar 14 moradores em situação de rua, atendendo constantemente através de abordagens e aproximação social.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Projeto “Novos Rumos”, está disponibilizando até domingo, dia 22, o Ginásio de Esportes “Ronaldo Zaidan Pellegrini”, Ronaldão, para pernoite dos moradores em situação de rua para o enfrentamento da frente fria neste momento.

A equipe salienta que na maioria dos casos, os moradores possuem famílias e residência no município, porém, por conflitos familiares e dependência química, optam por morar nas ruas.

O Projeto “Novos Rumos” atua junto ao Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), localizado na rua Fernando de Barros, 176, no Centro. O telefone é o (19) 3492-5805 e a equipe fica à disposição da população e moradores em situação de rua.

Explore mais...