Conheça o Projeto “Novos Rumos”, voltado às pessoas em situação de rua, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Compartilhe

A equipe do Desenvolvimento Social continua com o Projeto “Novos Rumos”, trabalho desenvolvido há mais de oito anos no município e agora atua na prevenção do inverno 2022, devido à previsão de temperaturas baixas, com frio intenso, rigoroso e severo.

Estão sendo entregues kits para o inverno com roupas de frio, cobertores, sacos de dormir, materiais de higiene pessoal e outros itens, com o propósito de ajudar as pessoas em situação de rua a ficarem aquecidos e preparados para enfrentar as temperaturas baixas.

Além disso, é disponibilizado no Creas, que está localizado na rua Fernando de Barros, 176, no Centro, café da manhã, banho e limpeza de seus pertences, como roupas. É feito também o contato com familiares através de telefone, chamadas de vídeo e visitas com o intuito de fortalecer vínculos entre eles.

A equipe estabeleceu dias da semana para efetuar as abordagens, com o propósito de identificar quais as necessidades e prioridades da população de rua. Também é feita a procura das famílias para que haja possibilidade de reconciliação e retorno ao lar, proporcionando um novo começo.

O trabalho do Projeto “Novos Rumos” consiste também no auxílio aos familiares e pessoas em situação de rua, com o tratamento da dependência química, onde são encaminhados às Comunidades Terapêuticas que mantem parceria com o Projeto, visando a recuperação do usuário e continuar com o acompanhamento do fortalecimento de vínculos para o retorno da pessoa à família e a sociedade de forma digna. A rua é a pior opção que um ser humano pode desejar, ainda mais no período de frio.

O Projeto já retirou 21 pessoas das ruas e acolheram em Comunidades Terapêuticas e familiares. Além de acompanhar 14 moradores em situação de rua, atendendo constantemente através de abordagens e aproximação social.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Projeto “Novos Rumos”, está disponibilizando até domingo, dia 22, o Ginásio de Esportes “Ronaldo Zaidan Pellegrini”, Ronaldão, para pernoite dos moradores em situação de rua para o enfrentamento da frente fria neste momento.

A equipe salienta que na maioria dos casos, os moradores possuem famílias e residência no município, porém, por conflitos familiares e dependência química, optam por morar nas ruas.

O Projeto “Novos Rumos” atua junto ao Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), localizado na rua Fernando de Barros, 176, no Centro. O telefone é o (19) 3492-5805 e a equipe fica à disposição da população e moradores em situação de rua.

Explore mais...