Córrego Engenho Velho, conhecido popularmente como “João Lau”, passa por manutenção e desassoreamento

O Saae Capivari realizou nos últimos dias, uma operação de manutenção e desassoreamento do córrego Engenho Velho, conhecido popularmente como “João Lau”, importante afluente para o abastecimento do município.

Realizado com recursos da própria autarquia, o importante ponto de captação do município passou pela operação visando recuperar sua eficiência hídrica, haja vista que o mesmo estava captando em média 4 litros por segundo e após a limpeza poderá chegar a 14 litros por segundo. Vale ressaltar que o período de estiagem também impacta nessa vazão.

Durante os trabalhos, também foram realizadas contenções para evitar novamente futuros assoreamentos. A operação contou com todas as licenças necessárias concedidas, além de avaliação da Diretoria de Meio Ambiente e também Defesa Civil.

A água do córrego João Lau é captada através da gravidade, tendo como destino a Estação de Tratamento de Água 1 no bairro Estação, onde o mesmo é tratado e posteriormente recalcado para a região central como também a região do Sistema Pio XII.

O Superintendente do Saae Capivari, Guilherme Rego destaca a importância da manutenção do córrego: “Temos como meta valorizar nossos patrimônios hídricos, como a represa Milhã, o Água Choca e também o João Lau. Ações como essa vão na direção do que queremos entregar cada dia mais: aumento de vazão, preservação dos nossos mananciais e segurança hídrica. Quem ganha com isso é nosso município e consequentemente nossos munícipes”, destaca o superintendente.

Para qualquer dúvida ou informação, o número 0800 1900 123 está disponível.

Saae Capivari. Cada gota faz a diferença!