A Defesa Civil de Capivari foi acionada por um munícipe na manhã desta sexta-feira, dia 14, para que fizesse a retirada de um gambá-de-orelha-branca, mais conhecido pela população como saruê, de sua residência no bairro Flamboyant.
Rapidamente, os agentes estiveram no local retirando o Saruê do portão eletrônico, onde ele estava agarrado para se proteger. Em seguida, colocaram o animal em uma caixa para que pudesse ser solto em seu habitat natural.
“A população precisa se conscientizar de que caçar, perseguir, apanhar e matar animais é crime ambiental e pode dar cadeia. Sempre que um animal aparecer na residência, os munícipes devem ligar para a Defesa Civil ou para a Diretoria de Meio Ambiente para que possamos fazer a captura e soltá-lo em seu habitat. Os gambás são predadores de escorpião e ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema, evitando que esse animal prolifere”, disse Júlio Capóssoli Neto, diretor de Defesa Civil.
Atenção, morador! Em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Diretoria de Meio Ambiente atende pelo (19) 3492-2975. Não mate os animais, chame a equipe especializada.