Diretoria de Meio Ambiente alerta sobre os detalhes para plantio de árvores em calçadas e arborização urbana eficiente

Compartilhe

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Diretoria de Meio Ambiente, vem buscando estudos para criar alternativas que incentivem a arborização urbana no município. Sabendo que Capivari tem um baixo índice de vegetação nativa, o trabalho é para transformar esse cenário.

As árvores simbolizam vida para toda a humanidade, além de oferecer bem-estar e qualidade de vida, melhorando o conforto devido à redução da temperatura com suas altas taxas de transpiração. Além de proteger de partículas e gases poluentes na atmosfera, a ausência de vegetação pode interferir no microclima da região.

De acordo com a última resolução da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo 07/2017, Capivari apresenta apenas 9,0% de cobertura vegetal nativa, tendo como classe de prioridade para a restauração muito alta.

De acordo com a Diretoria, hoje Capivari tem mais pedidos para remoção de árvores do que o plantio, por isso é importante conscientizar a população de que é necessário fazer com que a arborização urbana cresça.

Os munícipes podem colaborar plantando uma muda em sua calçada, mas o primeiro passo, é buscar informações com técnicos capacitados para entender qual espécie se deve plantar, ligando no número (19) 3492-2975, na Diretoria de Meio Ambiente.

Confira algumas dicas:
O interessado deverá selecionar uma árvore com altura mínima de 1,70m, que esteja livre de pragas e doenças. A seguir, deverá preparar o espaço da árvore, abrindo uma cova medindo 80cmx80cm de largura, com profundidade de 60cm a 80cm. Feito isso, deverá aprontar a terra separadamente com 20 litros de adubo orgânico, 500g de adubo NPK-04-14-08. Ao manusear a muda, deve-se retirar com cuidado a embalagem e inserir a muda no interior da cova, colocando-a na lateral de uma estaca firma, cobrindo a muda e a estaca, utilizando a terra preparada.

Em seguida, amarre a muda junto na estaca, buscando que esta sirva como guia no desenvolvimento da planta e, se possível, utilizar uma calçada drenante, regando de 3 a 4 vezes na semana, até que ela inicie seu desenvolvimento. Cuide e fiscalize sempre a sua plantinha e, por final, mantenha sua copa no mínimo com 2,50m da altura do chão.

SAIBA QUAIS ÁRVORES PLANTAR
A Diretoria de Meio Ambiente está disponível para tirar todas as dúvidas da população, entretanto, aconselha que o interessado escolha uma das seguintes mudas: Oiti Licania Tomentosa, Ipê-do-cerrado, Ipê-branco, Pitangueira e Quaresmeira.

Explore mais...