Diretoria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Guarda Civil, resgatam aves silvestres

Na tarde desta última quinta-feira, dia 02, a Defesa Civil de Capivari recebeu uma denúncia anônima sobre animais silvestres sendo criados ilegalmente e foi até o local, no bairro Cancian. Chegando no destino, a equipe se deparou com uma gaiola com pássaro e alçapão armado e acionou o apoio da Guarda Civil e da Diretoria de Meio Ambiente.

O proprietário autorizou a entrada dos agentes para vasculhar o local. Ao entrar, viram uma edícula com 28 gaiolas de aves silvestres, todos sem autorização e sem anilha. As equipes entraram em contato com a Polícia Militar Ambiental para informar o ocorrido.

Diante dos fatos, o proprietário foi encaminhado com as gaiolas apreendidas para a Delegacia de Polícia e apresentada à autoridade policial para as providências cabíveis. As aves silvestres foram encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, na cidade de São Paulo.

A Prefeitura de Capivari reforça que matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar exemplares da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo, é crime ambiental e o autor do crime poderá receber detenção de seis meses a um ano, e multa.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato para orientações com a Defesa Civil pelo 199 ou (19) 3492-3186. A Diretoria de Meio Ambiente atende pelo (19) 3492-2975. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.

ATUALIZAÇÃO – 03/06/2022, ÀS 11H54:
Os pássaros foram entregues no Centro de Reabilitação de Aves Silvestres, em São Paulo, no final da manhã de sexta-feira, dia 03, e foram constatados que alguns pássaros estavam com anilhas falsificadas e espécies em extinção, como Pixoxó e Curió.