O auditório da Secretaria da Educação de Capivari recebeu na tarde da última sexta-feira (01) uma palestra sobre a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), programa do Governo Federal que visa equiparar o aprendizado no meio educacional entre crianças de diferentes etnias.
A responsável pela palestra na cidade foi a articuladora Regional do PNEERQ, a Diretora de Supervisão e Administração Escolar de Capivari, Adriana Costa Martins Melichenco. Segundo ela, a Pneerq tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. O público prioritário é formado por gestores, professores, funcionários e estudantes, ou seja, a Pneerq abrange toda a comunidade escolar,
O material de divulgação do programa explica que a iniciativa segue a Lei nº 10.639/2003, que alterou o art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O documento afirma que graças a esta lei, a educação brasileira apresentou melhora considerável ao longo dos anos, mas não garantiu devidamente o direito à educação a todos, já que há ainda profunda desigualdade de aprendizagem entre negros e brancos na educação básica.
O Secretário da Educação de Capivari, José Lucas de Moraes, destaca que ações como essa estão alinhadas com a proposta da atual gestão do prefeito Vitão, que desde o início tem priorizado a promoção da equidade no ambiente escolar e em toda a cidade. “Nosso compromisso é garantir que todas as crianças tenham acesso a oportunidades educacionais de qualidade. Isso inclui também o enfrentamento de desigualdades relacionadas para além da etnia, como as mais diversas deficiências e outros fatores que historicamente impactam o acesso e a permanência dos estudantes na escola”, enfatizou o secretário.