As Eicaps (Escolas Integrais de Capivari) Professor Aldo Silveira, no Moreto, e Derly Andreotti, no Santa Rita e Teresinha de Jesus Macluf , no Jardim São Marcos, receberam nesta terça-feira (30) o espetáculo de teatro infantil “Lixinho ou Lixão: Todos têm o seu Latão!”, que une ecologia e cidadania para crianças de 6 a 12 anos.
O projeto que foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura tem a produção da Arte&Manhas, apoio das empresas Covabra, Incentivar e Komedi, sob apoio do Ministério da Cultura.
O objetivo do projeto é despertar nas crianças a consciência ambiental, incentivando a separação do lixo e o cuidado com o meio ambiente, utilizando uma linguagem acessível e lúdica. Além disso, a peça promove o interesse pela arte, literatura e interpretação por meio de espetáculos, oficinas e livro.
Na história, o Sr. Sujinho é o vilão da história que vive espalhando lixo por onde passa. Estufa é seu ajudante, não conhece a importância da reciclagem e adora quando os rios e os mares ficam cheios de poluição. Eles querem deixar o planeta cada vez mais sujo e feio. Dudu, menino esperto, engraçado e um pouco esquecido, uma vez ou outra acaba jogando um papelzinho de bala no chão. Ritinha, irmã mais velha de Dudu, adora ajudar a todos que precisam. Como será que Ritinha e Dudu irão parar com os planos terríveis de Sr. Sujinho e Estufa? Cenários imersivos e feitos para a peça e figurinos produzidos artesanalmente ajudam a contar essa história que une ecologia e cidadania para crianças em três frentes: criação, produção e circulação de peça teatral infantil.
Após as apresentações, os alunos ainda tiveram uma oficina, onde as crianças fizeram uma lixeirinha de mesa utilizando materiais recicláveis. Cada um personalizou do seu jeito, aplicando diversas técnicas de artes plásticas.
“Projetos como esse são muito importantes para nossas crianças e nós da Secretaria da Educação estamos sempre abertos para recebê-los em nossas unidades escolares. É uma forma de unir arte e Educação de forma divertida”, destacou José Lucas de Moraes, secretário da Educação de Capivari.