Em prol do “Outubro Rosa”, Secretaria da Saúde anuncia medidas e ações de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero

Compartilhe

Durante todo o mês de Outubro, acontece em todo o mundo a Campanha “Outubro Rosa” que tem como foco principal, a conscientização e combate tanto ao Câncer de mama quanto ao de colo de útero. Pensando nesse mês tão especial, a Secretaria da Saúde divulgou uma série de ações para ajudar as mulheres da cidade a se prevenir contra essas doenças. Exames preventivos serão oferecidos em todas as Unidades de Saúde de forma gratuita ao público feminino.

De acordo com a pasta, o melhor método de prevenir essas doenças são os exames periódicos, que também contribuem a um diagnóstico precoce e consequentemente um tratamento melhor. Para prevenção ao Câncer de colo de útero, o exame popularmente conhecido como “Papanicolau”, é o mais eficaz e será disponibilizado ao público feminino em todos os Postos de Saúde do município durante o mês de outubro. Para garantir a eficácia dos resultados, é necessário evitar relações sexuais um dia antes do exame e também não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame, além de não se submeter ao exame durante o período menstrual.

Já o combate ao Câncer de mama acontece de forma diferente, já que as causas originárias da doença ainda são desconhecidas, com histórico familiar e ingestão regular de álcool sendo apontados como possíveis causas. Para prevenção da doença, os autoexames são eficazes, assim como os exames clínicos, que serão oferecidos nos postos de saúde da cidade durante o mês de outubro. Em caso de alguma anomalia, a paciente será encaminhada para fazer o exame de mamografia, ação detalhada que serve para diagnosticar um possível Câncer.

Para mais informações, a Secretaria da Saúde atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na rua Padre Haroldo, 553, Centro, ou pelo telefone (19) 3492-8200.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...