Enchentes: confira as últimas atualizações da Defesa Civil nesta segunda-feira, dia 02

Desde a última quarta-feira, dia 28, Capivari vem sofrendo com as cheias do Rio Capivari. Em última aferição realizada às 10h18, o nível do rio marcou 2,68m, sendo que limite para transbordamento é 2m. O rio está baixando.

As comportas da Barragem Leopoldina foram abertas 100% em sua totalidade no dia 1º de dezembro, suavizando a chegada das águas e reduzindo, na medida do possível, o impacto gerado pelas cheias.

MOBILIDADE URBANA
A rua Bento Dias (Ponte do posto Shell) e a rua Padre Haroldo (Juventus), permanecem alagadas. As rotas alternativas são: avenida Demétrio Girardi, ponte do bairro Castelani (veículos leves), rodovia Antônio Kanela Forti, rodovia SP-308 (IFSP e Ismael Sanches), Estrada Municipal Arlindo Batagin (Mombuca), avenida José Annicchino (Moreto), rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101-Brasilit), ponte do Santoro, rua XV de Novembro (Centro), rua Franklina de Almeida Barros (Rossi e CFC).

SAAE
Diversas regiões estão sofrendo com a falta de água devido às enchentes, que deixaram as ETAs submersas, sendo necessária a desativação por prevenção dos equipamentos elétricos.

Os reservatórios estão sendo abastecidos com caminhões-pipa para que a situação se normalize o mais rápido possível. Mais informações através do 0800 1900 123.

ABRIGADOS
São 61 famílias desabrigadas devido às enchentes. Na Escola Municipal “Aldo Silveira”, estão abrigadas 20 famílias, totalizando 73 pessoas. Já no Ginásio de Esportes Ronaldão, estão abrigadas 41 famílias, totalizando 99 pessoas.

LIMPEZA
As equipes da Prefeitura iniciaram a limpeza e remoção de entulhos dos trechos que já estão liberadas. As famílias devem colocar todo material que será descartado nas ruas.

KITS DE LIMPEZA E HIGIENE
A Prefeitura distribuirá kits de limpeza e higiene pessoal para as famílias atingidas pelas enchentes. Os kits de higiene pessoal são compostos por sabonete, escova e creme dental e papel higiênico. Já para a limpeza, será dado água sanitária, desinfetante, detergente, esponja, pano, rodo, sabão e vassoura.

RETORNO DAS FAMÍLIAS
As famílias atingidas pelas cheias do Rio Capivari deverão aguardar a autorização da Defesa Civil para retornar para suas casas. Será fornecido caminhão e ajuda para mudança.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24h por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.