Escolas da rede municipal de Capivari ganham cardápio especial em comemoração ao Dia do Folclore

Compartilhe

Em alusão ao Dia do Folclore, comemorado nesta sexta-feira (22), a Secretaria da Educação de Capivari, através de seu Setor de Merendas, preparou um cardápio especial para os cerca de 6 mil alunos da rede. Receitas tradicionais como cuscuz e bolo de fubá, estão promovendo neste último dia de aula da semana, não apenas uma alimentação saudável e nutritiva, mas também uma valorização das nossas raízes culturais.

A ideia da ação foi buscar fortalecer a relação entre cultura e alimentação, algo que vem sendo trabalhado nesta administração. Atualmente, o setor de merenda escolar da Prefeitura de Capivari conta com três nutricionistas e o cardápio tem passado por constantes melhorias ao longo dos anos, tanto na qualidade dos insumos quanto na adequação das preparações em termos de quantidade, qualidade e harmonia. A elaboração do cardápio é pautada nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece metas nutricionais, além de frequências e limites mínimos e máximos para o uso de determinados ingredientes.

A alimentação saudável é um dos principais pilares para o desenvolvimento infantil, contribuindo não apenas para o crescimento e a saúde física, mas também para a formação sociocultural das crianças. Nas escolas, buscamos atender a todos os princípios de uma alimentação de qualidade — quantidade, quantidade, harmonia e adequação”, destacou José Lucas de Moraes, Secretária da Educação do município.

O prefeito Vitão Riccomini, percorreu algumas escolas na manhã desta sexta-feira, conferindo a novidade no cardápio e elogiou a iniciativa. “Essa iniciativa não é apenas uma homenagem ao nosso folclore, mas também um investimento na formação cultural e educacional das nossas crianças”, destacou Vitão.

Considerado um conjunto de tradições, costumes, lendas, músicas, danças e demais manifestações transmitidas de geração em geração, o folclore reflete a história, as crenças e os valores de uma comunidade, sendo parte essencial da nossa identidade cultural. Além da alimentação, os profissionais da Educação também criaram atividades especiais para marcar a data.

Explore mais...