Prazo vai até 16 de abril de 2025; entenda os requisitos e passo a passo para solicitar o saque
Se você mora em Capivari e teve seu imóvel afetado pelas inundações ocorridas entre 28 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, já pode solicitar o saque do FGTS por calamidade pública. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível.
O pedido deve ser feito pelo aplicativo FGTS, na opção “Saque Por Calamidade Pública”.
Para ter direito ao saque, é necessário possuir saldo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Passo a passo para solicitar o saque:
1. Baixe o aplicativo FGTS: Disponível para Android e iOS.
2. Escolha a opção correta: No menu, selecione “Saque por calamidade pública”.
3. Envie os documentos necessários:
– Foto da frente e verso do RG, CNH ou passaporte;
– Selfie segurando o documento enviado;
– Comprovante de residência em nome do trabalhador (contas de luz, água, telefone, internet, TV a cabo ou fatura de cartão de crédito), emitido até 120 dias antes do decreto de calamidade (28/12/2024).
Caso não tenha comprovante em seu nome, o munícipe pode solicitar uma declaração na Defesa Civil para confirmar a residência. A Defesa também atenderá pessoas que enfrentarem problemas com divergências no nome de bairros.
Documentos para ir à Defesa Civil:
Leve os seguintes documentos:
– Documento com foto (RG ou CNH);
– Número do PIS/PASEP;
– Comprovante de residência atualizado, se disponível.
Prazo e atendimento presencial:
O prazo para solicitar o saque vai até 16 de abril de 2025. Após essa data, não será possível fazer a retirada.
Quem tiver dificuldades com o aplicativo será direcionado ao atendimento presencial na Caixa Econômica Federal.
A Defesa Civil reforça que os critérios para a liberação do FGTS são definidos pela Caixa. Se você foi atingido, não perca essa oportunidade!