Na Semana Nacional do Trânsito, Prefeitura anuncia pacote de investimentos em Mobilidade Urbana

Na tarde da última quinta-feira, dia 22, o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, junto com o vice-prefeito, Bruno Barnabé, anunciaram um pacote de novidades para a área de mobilidade urbana do município. A série de mudanças já estão sendo implantadas em diversos pontos da cidade, aproveitando a Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.

Dentre os novos itens anunciados estão a instalação de semáforos para pedestres, equipamentos inéditos na história do município, que deverão entrar em funcionamento nos próximos dias. Os primeiros pontos escolhidos serão as esquinas das ruas XV de Novembro com a rua Bento Dias; rua XV de Novembro com a rua Barão do Rio Branco e avenida Pio XII, com a avenida Dr. Rodrigues Alves, e em breve serão expandidos para outros locais.

Os novos equipamentos semafóricos ainda contam com uma tecnologia inédita de conectividade com a internet, que interligados com os semáforos já existentes na cidade, podem ser controlados pelos agentes de trânsito, tornando possível a alteração de intervalos no funcionamento em horários de pico, madrugada e outras situações. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMUR) contará com assistência técnica 24 horas por dia para esses equipamentos, solucionando o problema de intermitência dos semáforos.

“Além dessa tecnologia inédita em nossa cidade, implantamos também a Onda Verde, ação que consiste na sincronização dos semáforos da cidade. Assim, conseguimos fazer com que os equipamentos de uma mesma rua abram e fechem ao mesmo tempo, melhorando o fluxo do trânsito, principalmente em horários de pico. Tudo será monitorado 24 horas por dia através do novo Centro de Operações e Inteligência que estamos montando. Desde o ano passado realizamos um planejamento para implantar novas tecnologias de sinalização horizontal e vertical. Finalmente adquirimos um serviço de qualidade”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Júnior.

As equipes de trânsito da cidade também estão fazendo a troca e instalação de novas placas de sinalização conforme as normas do CONTRAN, substituindo as antigas por novas e modernas. Além disso, uma nova tecnologia está sendo implantada; as pinturas à quente, conhecidas como “hotspray”, impressas no solo em diferentes pontos do município, fazendo com que a sinalização horizontal fique visível por muito mais tempo. De acordo com o prefeito Vitão, todas essas mudanças fazem parte de um processo de mudança na cultura de Mobilidade Urbana da cidade.

“Os novos investimentos em Mobilidade Urbana, fazem parte de um trabalho minucioso de mudança na cultura de trânsito de nossa cidade. Além dos investimentos relacionados ao trânsito, Bruno e eu nos comprometemos com a construção de ciclofaixas, para oferecer a opção de transporte mais sustentável à população, assim como palestras sobre educação de trânsito nas escolas da rede municipal e nas autoescolas da cidade, visando mudança não só para os cidadãos de hoje, mas também para as gerações futuras”, destacou.

Os agentes de trânsito da SEMUR receberam novos uniformes e trabalharam também na criação do mascote para a secretaria. Além disso, a pasta está promovendo barreiras educativas de trânsito, distribuindo panfletos sobre o assunto, para contribuir na mudança de cultura dos condutores da cidade. Em breve, novos anúncios na área deverão ser feitos. Para mais informações, a Secretaria de Mobildiade Urbana (SEMUR) atende através do telefone 3492-3773, que funciona também através do WhatsApp.