Novo Plano Diretor de Capivari é destaque em jornal da USP

O novo Plano Diretor de Capivari, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Projetos, Convênios e Captação de Recursos do município e a Universidade de São Paulo (USP), foi destaque da última edição do Jornal da USP, publicação online que divulga os destaques da maior Universidade do País.

O texto, que pode ser lido no endereço https://encr.pw/ai7fb, é assinado pela professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Maria da Penha Vasconcellos, e os pesquisadores do Instituto USP Cidades Globais, Ivan Maglio e Rogério Menezes, e nele é destacado a importância que municípios de pequeno e médio porte, têm dado a novas diretrizes e metas gerais para suas gestões municipais, e usa o exemplo de Capivari. “Ao lidar com a materialidade do que já se tem e projetar novas soluções para atender às novas necessidades, o Plano Diretor Municipal (PDM) possibilita organizar o modo de vida coletivo, regulamentando, por meio do poder público, o encaminhamento de planejamentos para respostas necessárias à vida social, econômica, cultural, habitacional, mobilidade, educacional, saúde pública, entre outras”, frisa os pesquisadores.

Os autores ainda disponibilizam aos leitores, um documento chamado “Diagnósticos dos Riscos Climáticos em Capivari-SP”, com análises sobre os atuais problemas da cidade em relação a enchentes e como isso vem sendo trabalhado para ser resolvido através do novo Plano Diretor.

No momento, a equipe que cuida do Plano Diretor de Capivari está fechando diagnósticos levantados em três oficinas com participação popular realizado no último mês de maio. “Ainda não descartamos organizar novas oficinas dentro de alguns meses, reforçando a participação online para que todos possam dar sua contribuição”, adianta Luís Felipe Rusignelli, secretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos de Capivari.

O novo Plano Diretor é um estudo, que será transformado em lei pela Câmara, que pretende traçar o futuro de Capivari em diversas áreas. Planejamento Urbano e rural, bem-estar social, cultura e lazer, meio ambiente, Educação, Saúde, Segurança e metas econômicas estarão contidos neste estudo.

Para mais informações, a SEPROJ atende pelo telefone (19) 3492-9303. Localizado na rua XV de Novembro, 639, no Centro – Paço Municipal, a Secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.