Parte da Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Desenvolvimento Social organiza palestra aos profissionais da Educação

Compartilhe

Na semana entre os dias 16 e 21 de maio, é celebrado nacionalmente a “Semana Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, pensando nisso a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem organizando uma série de atividades para abordar esse delicado assunto. Na manhã desta terça-feira, dia 10, uma palestra sobre o tema, direcionada aos profissionais da educação, foi promovida no auditório do Siam.

Após breves palavras, tanto da diretora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Paula Furlan, quanto do secretário de Educação, José Lucas de Moraes, a delegada Dra. Maria Luísa Dalla Bernardina Rigolin, que atua na Delegacia da Mulher de Capivari, iniciou o evento abordando o tema “Fluxo de Denúncias e Direito Jurídico”.

A psicóloga da Delegacia da Mulher de Capivari, Ana Graziela Menegon, também teve a oportunidade de conduzir um debate sobre o tema “Indicadores e Mudanças Comportamentais”, para dar o devido contexto à situação e mostrar os indícios que uma pessoa necessitando ajuda pode apresentar.

Antes das atividades pedagógicas que encerraram o evento, a coordenadora e psicóloga do Cras “Conviver” de Capivari, Keise Guarnieri, ministrou uma conversa a respeito da contribuição de cada um em prol da Campanha Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um tema importante a ser monitorado também no ambiente escolar.

Além deste evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social está promovendo outras ações até o dia 21, tais como caminhadas em diversos bairros da cidade. No dia 18, às 09h, a primeira delas acontece, tendo o Cras Cidadania como ponto de partida, situado na rua Professora Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, bairro Santo Antônio e passando também pelo bairro Santa Teresa D’Ávila.

Além disso, na sexta-feira, dia 20, às 09h, uma ação parecida acontecerá saindo da escola José Annicchino Fu Paulo, situado na rua Aristeu Stenico, 31, bairro São João e passando por algumas ruas do bairro. No sábado, dia 21, a última caminhada programada acontece na região central, saindo do pátio da Igreja Santa Cruz às 09h e indo em direção à Praça Central, onde atividades esportivas e apresentações culturais vão ser organizadas, além da divulgação do tema abordado pela campanha.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está empenhada em combater a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, disponível para a população através do telefone 3492-7184. Para mais informações, as unidades do Cras Cidadania e Cras Conviver também estão disponíveis através dos telefones 3491-5495 e 3491-1645, respectivamente. Além disso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), também presta atendimento através do número 3491-3088.

Explore mais...