Os Postos de Saúde dos bairros Castelani, Engenho Velho, Jardim Primavera, Porto Alegre, Santa Rita, São João e do Centro estarão abertos das 8h às 12h para a multivacinação de crianças, adolescentes e adultos no dia 25 de outubro, um sábado. A ação marca o “Dia D’ da vacinação.
O evento foi previamente agendado para acontecer no dia 18, mas por uma questão de ajuste de calendário, a data foi realocada para o sábado seguinte.
Durante todo o mês de outubro, a Secretaria da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está realizando uma grande campanha de intensificação de vacinação em razão do dia 17 de outubro, dia considerado o Dia Nacional de Vacinação, data importante para que toda a população compreenda a importância dessa medida para a prevenção de doenças.
Este ano, acontecerão várias ações para a população: no dia 17 de outubro, uma equipe da Secretaria irá na zona rural do município para vacinar moradores contra a febre amarela. No dia 18 de outubro, na caminhada Outubro Rosa, uma equipe ficará na Praça Central, das 9h às 12h, onde serão disponibilizadas vacinas contra a febre amarela, influenza e HPV.
É importante levar a carteirinha de vacinação, tanto os adultos quanto das crianças para avaliação. A principal função da vacina é gerar imunidade. Com os mesmos antígenos que causam a doença, porém enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade. Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente. Por causa das vacinas e do esquema vacinal implantado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações, doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche por muitos anos deixaram de ser um problema de saúde pública.
Para tirar dúvidas com relação as vacinas, as pessoas podem entrar em contato com o Posto de Saúde mais próximo ou na Vigilância Epidemiológica, que está localizada na Rua Bento Dias, 265, Centro ou pelo telefone: (19) 3492-7326.