O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para que a sociedade tenha maior atenção a respeito deste transtorno, que pode ter seus sintomas suavizados com acompanhamento adequado. Para marcar a data, a Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher realiza nesta quinta-feira, dia 03, a “Jornada Azul”, evento que tem início às 18h30 na Praça Central.
Durante o evento, haverá atrações para as crianças e famílias, através de brinquedos infláveis, apresentações musicais e brincadeiras monitoradas, tudo gratuitamente. “O objetivo do evento é proporcionar um momento de lazer e descontração para os pais e seus filhos atípicos”.
Temos a certeza que eventos como esse também contribui para que, com informações, as famílias possam, o quanto antes, perceber os sinais e iniciar o tratamento precoce de seus filhos, estimulando o desenvolvimento”, explica Vládia Guimarães, secretária da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher de Capivari.
Segundo o Censo de Educação Básica divulgado em 2024 pelo Ministério da Saúde, de 2022 a 2023, no Brasil, o número de crianças e adolescentes com TEA matriculados em salas de aula comuns — ou seja, junto com alunos sem deficiência — aumentou 50%, saltando de 405.056 para 607.144 neste período.