O prefeito Vitão Riccomini, junto ao secretário da Educação de Capivari, José Lucas de Moraes, participou na tarde da última terça-feira, dia 11, de um evento ocorrido no edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), na capital paulista. Na ocasião, foram homenageadas as cidades participantes do programa “Recompondo os Saberes”, lançado pelo SESI-SP, para atenuar o impacto da pandemia sobre a educação de crianças de jovens.
“Creio que um dos maiores impactos da pandemia, depois da questão da saúde, foi em relação à Educação, pois nossas crianças e jovens não puderam ter acesso ao ambiente escolar, tão essencial a elas. Mas graças a iniciativas como essa e trabalho duro por parte de professores, foi possível buscar o tempo perdido. Por isso, assim que soubemos dessa iniciativa do SESI-SP, Capivari aderiu ao projeto com entusiasmo e os resultados estão sendo colhidos nesta cerimônia”, declarou Vitão.
Capivari aderiu prontamente ao Programa em agosto de 2022, após assinatura do termo pelo chefe do executivo. A parceria, 100% subsidiada pelo Sesi, proporcionou a recomposição das aprendizagens dos estudantes, oferecendo apoio técnico e material aos professores da rede municipal. Foi realizada também uma agenda de capacitações, acompanhamento e gestão do programa firmado entre Prefeitura e SESI. Com isso, os alunos que integraram o programa puderam melhorar seu desempenho no aprendizado após o período da pandemia.
Segundo Jaqueline Sachs, supervisora técnica da Secretaria de Educação, em Capivari, a Formação foi oferecida para todos os professores do 3° ao 5° anos das escolas de Fundamental I e os Professores de Trabalho Pedagógico que trabalham nas Oficinas das Escolas de Período Integral (EICAPs). Aproximadamente 1.190 alunos fizeram as avaliações com o Programa. No Ensino Fundamental II, a formação foi oferecida aos professores de Língua Portuguesa e Matemática.
“Esse Programa foi de grande importância para nosso município, pois nos ajudou a detectar onde precisamos avançar em um momento tão difícil para todos por causa da pandemia da Covid-19”, frisou a supervisora Jaqueline.
No relatório final do projeto em Capivari, os resultados locais foram elogiados no documento técnico do SESI-SP. “Conclui-se que o objetivo das formações continuadas foram alcançados, minimizando as dificuldades e aumentando a taxa de acertos nas avaliações a partir dos trabalhos realizados com os professores, onde podemos observar uma menor defasagem de aprendizado apresentada pelos estudantes que foram inseridos no Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia oferecido pelo SESI-SP”, descreve trecho relatório final do Programa, assinado pelos analistas técnicos Educacionais, Adriana Ruiz de Oliveira e Edna Farias.
O secretário da Educação, José Lucas de Moraes, fez questão de agradecer a todos os professores e servidores da Educação, durante a cerimônia de terça-feira na capital paulista. “Foi uma honra receber uma placa de homenagem em reconhecimento ao trabalho árduo que fizemos com nossos alunos de recomposição de aprendizagens junto ao SESI, em um momento pós-pandemia. Ainda há muito a ser feito, mas um importante passo já foi dado. Estamos dando continuidade a uma série de outros projetos que divulgaremos em breve. Essa conquista é resultado do esforço conjunto de educadores, gestores, demais servidores, pais e alunos, que estão comprometidos em construir um futuro promissor para nossos estudantes. Eu, juntamente ao prefeito Vitão e o vice-prefeito Bruno Barnabé, estamos imensamente orgulhosos de fazer parte desse momento importante para a Educação de Capivari”, descreveu José Lucas.