Prefeitura de Capivari divulga o balanço da enchente ocorrida no município

Desde quinta-feira, a Defesa Civil de Capivari vem acompanhando as chuvas de toda a região de Capivari e se prevenindo para os próximos dias. A equipe solicitou a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina, com a finalidade de diminuir o nível do Rio Capivari na cidade e se preparar para a chegada das águas da região.

Desde então, a equipe continuou com os protocolos da Operação “Chuvas de Verão”, fazendo vistorias “in loco”, acompanhamento de toda rede telemétrica do rio, acompanhamento da régua eletrônica e régua instalada na ponte da avenida Pio XII.

Neste último sábado, dia 29, as chuvas que atingiram o município foram muito intensas e deixou a cidade em Estado de Atenção, quando às 08h39, o nível do Rio Capivari atingiu 1.76m, visto que o transbordo acontece quando eleva para 2m. O índice de chuva registrado até esse horário foi de 96.mm.

Durante a noite, o rio ainda estava com um 1.80m marcado na régua e a Defesa Civil começou a se preparar para a remoção das famílias que moram na região do rio. Os moradores foram avisados da situação e receberam as orientações para acionassem os agentes para iniciar a mudança. As famílias foram levadas para à Escola Municipal Aldo Silveira e receberam todo o auxilio da assistência social.

O trabalho continuou pela madrugada e durante todo o domingo, que finalizou o dia com o nível do Rio Capivari marcando na régua 3.58m, cerca de 124.50mm acumulados de chuva e um total de 32 pontos de alagamentos. Os locais interditados são: trecho da rua João Moreti (Moreto), rua Piracicaba (Bosque dos Pinheiros), rua Padre Haroldo (Juventus), trecho da rua João Vaz (Centro), ponte da rua Bento Dias (Centro), trecho da rua Franklina de Almeida Barros (Próximo ao CFC), trecho da rua Miguel Assad (Nova Aparecida), rua 31 de março (Nova Aparecida), rua Bruno Rocco (Santa Rita de Cássia), rua João Nicolucci (Santa Rita de Cássia), rua Osmar Galvão (Santa Rita de Cássia), trecho da rua Hermínio José Panserini (Padovani), trecho da rua Tiradentes (Centro), Ponte do Santoro, Cortume (Próximo ao Ronaldão) e Av. Dr. José P. de Carvalho Jr, Rua São Paulo (Vila Cardoso), av. Dr. Ênio Pires de Camargo (trecho do bairro Ribeirão), rua Emílio Alves Ferreira (Jardim Elisa), rua Ismael Bueno de Oliveira (Jardim Elisa), rua Gumercindo Costa (Jardim Elisa), rua Francisco Bernardino de Campos (Flamboyant), rua José Busatto (Residencial Santo Antônio), trecho da rua Fernando de Barros (Centro), avenida Benedito M. Camargo (Cancian), rua José Maschietto (Estação), rua Juventino A. de Moraes (Cancian), rua Joaquim dos Reis (Flamboyant), Condôminio Reserva dos Colibris (Ribeirão) e rua XV de Novembro (Centro), rua José Calza (Vila Balan) e avenida Brigadeiro Faria Lima (Vila Fátima).

No município, cerca de 500 casas foram atingidas pelas enchentes, deixando 400 pessoas desalojadas. A Escola Municipal Aldo Silveira está atendendo no momento 38 pessoas e o Ginásio de Esportes “Ronaldo Zaidan Pellegrini” (Ronaldão), atende 29 pessoas, sendo 13 famílias em cada local. A Prefeitura está recebendo doações que serão destinadas às pessoas que foram afetadas pelas enchentes e o ponto de coleta é o Ginásio Ronaldão, localizado na avenida José Annicchino.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio do Corpo de Bombeiros, resgataram quatro gatos que estavam ilhados no bairro Ribeirão. Todos foram resgatados com vida e estão abrigados no CCZ durante o período de cheias, antes de serem devolvidos às suas famílias.

A previsão é de que o rio comece a baixar durante a noite deste domingo, dia 30, mas na segunda-feira, ao final da tarde, Capivari começará a receber as águas das chuvas da região. O município está em Situação de Emergência, decretada pelo Prefeito durante a tarde de hoje.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 153.